Após dois anos, o Denim Meeting volta à São Paulo em um local muito especial: a Denim City SP, no Brás, onde acontece a união de toda a cadeia jeanswear. E foi realmente isso que aconteceu nesta quarta-feira, 22 de junho, durante o evento mais esperado do mercado.

Com público de 200 profissionais presenciais e 470 espectadores que acompanharam pelo Youtube, essa edição do Denim Meeting trouxe o tema “Sustentabilidade: Desafios da Indústria Têxtil no Conceito Avançado ESG-DEI”, com convidados muito importantes de todo o processo produtivo e, que abordaram o novo momento do mercado inserido no contexto atual sobre todos os fatores que permeiam as questões sustentáveis, com cases do setor que estão trabalhando em cima do conceito ESG-DEI.
“Networking, muita energia boa por poder estar de volta ao evento presencial, essa conexão é fundamental e ainda mais por estarmos na Denim City SP. Foi enriquecedor para todos os presentes”, afirma Marlene Fernandes, CEO do Guia Jeanswear e uma das criadoras do Denim Meeting.
E acrescenta: “Esse tema foi de suma importância para o nosso setor, onde reunimos grandes empresas preocupadas com o assunto e que estão superando cada processo, não importa o patamar que você esteja trabalhando, o nível da empresa, investir na sustentabilidade é um processo longo, e unindo todo o setor, estaremos mais fortalecidos para avançar. Esse é o segredo, avançar, toda a cadeia em conjunto”.
“Desde magazines até tecelagens, fiação e lavanderia, todos estão aptos a ajudar o setor para essa união. E nós do Guia Jeanswear, ficamos muito felizes porque os participantes confirmaram que foi um dia de muito aprendizado, onde o recado foi dado, para agora, aplicar na prática e, então crescer e crescer nesses desafios”, completou Marlene.
O evento
O Denim Meeting SP 2022 foi aberto pela diretora de comunicação da Denim City, Maria José Orione com o “Panorama direcional da Indústria Têxtil”. “Se nós não mudarmos a forma da indústria pensar e se nós não mudarmos a forma como o consumidor entende tudo isso, o quanto é difícil produzir uma calça e a importância de se reciclar, nós não mudamos de patamar. A responsabilidade está em cada um de nós”, explicou.

Em seguida, Herbert Schmid, da Consultoria Gherzi S.A, abordou a “Jornada da Governança ESG-DEI”. Na palestra internacional da edição, Karla Magruder, fundadora do Fabrikology International, trouxe o tema “Challenges and Gap in Textile recycling” (Desafios e lacunas na reciclagem têxtil, em tradução livre).
A programação seguiu com o Talk Show “Status dos planos “ESG-DEI” das empresas no processo industrial” reuniu as empresas Vicunha, representada pelo COO Marcel Imaizumi; Santista, com o diretor de negócios Newton Coelho; e a Lycra®, com a presença do diretor comercial Carlos Fernandes.
Os convidados ainda puderam conferir a palestra “Tecnologia e Colaboração para a reciclagem de tecidos e Confecções”, ministrada pelo fundador e CEO da Plataforma Circular Cotton Move, José Guilherme. A apresentação foi seguida por Verônica Couto, coordenadora nacional de projeto de moda do SEBRAE apresentou o tema “Recomendações para uma moda brasileira sustentável”.
Já o segundo Talk Show abordou “Como a cadeia da indústria aliada à tecnologia podem desenvolver processos cada vez mais sustentáveis”, com as empresas: Audaces, com seu diretor de marketing Matheus Fagundes; a GB Tecnologia e Sustentabilidade, representada pelo CEO Marco Britto; a Sei Laser, representa pelo comercial aplicativo João Paulo Bortoni; e a CHT, com o diretor têxtil Leonardo Salles. A consultora jeanswear Juliana Medina mediou a conversa.
E o último Talk Show da edição do Denim Meeting trouxe o “Quadro atual e expectativa média e a longo prazo do varejo” em um painel apresentado pelas empresas C&A, com a gerente executiva de ESG, Cyntia Kasai; Malwee, com a gerente de ESG Taíse Beduschi; e a Renner, com o também gerente de ESG, Bruno Martins. A mediação ficou a cargo de Américo Guelere, CEO da FIB – Fashion Innovation Bureau.
“O evento inédito Denim Meeting SP na Denim City sobre a evolução da ESG-DEI teve uma participação de peso da indústria e do varejo para discutir o status quo das implicações na cadeia têxtil. Temas interessantes e estratégicos foram explorados durante o evento. Ficou claro que necessitamos um grande esforço de toda cadeia para fazer frente ao grande desafio para atingirmos os importantes 17 objetivos SDG da ONU”, comentou Herbert Schmidt, que foi curador do evento em São Paulo.
Durante todo o evento aconteceram ações paralelas voltadas à sustentabilidade. A Sei Laser apresentou alternativas criativas para o aumento de vendas das coleções e formas de promover “zero estoque” através de efeitos sustentáveis de customização do jeans e suas aplicabilidades, como o laser, transformando peças de estoques em opções mais criativas.

A preocupação com o tema englobou até as credenciais produzidas com papel reciclável pela Punchmaster, juntamente com os pins. O papel da credencial foi produzido a partir de fibra secundária, obtido na reciclagem de apara pós consumo. Já o aspecto rústico vem na massa de preparação com o napie, que é uma fibra vegetal que confere uma textura diferenciada. O pin foi produzido no forno que reaproveita 78% do zamak fazendo com que o mesmo volte aos fornos de fusão, reciclando aquilo que seria descarte.
Além disso, a Sei Laser ainda promoveu uma customização de artigos de estoque da Consciência Jeans, mostrando que é possível dar uma cara nova às peças. A Ong Florescer Recicla Jeans, já parceira do Denim Meeting, também participou do evento com suas peças recicladas e customizadas.
“O Denim Meeting 2022 teve como foco a sustentabilidade, onde trouxemos os cases da indústria brasileira – tanto as tecelagens quanto as empresas de tecnologia com uma troca muito grande, onde cada um, com certeza, levou dali alguns ensinamentos para aplicar dentro de cada companhia. Era essa a nossa intenção, para que o setor continue evoluindo”, comenta Iolanda Wutzl, CEO da Style WF e uma das criadoras do evento.
“Sentimos ainda que os grandes players têm uma dificuldade de comunicação com o consumidor, em relação ao que eles têm de produtos sustentáveis na coleção. E até sugerimos que seja através dos meios de comunicação – mídias sociais, os sites – convidando as pessoas a conhecerem esses produtos, sem deixar as peças perdidas no meio de um todo. Esse é um dos grandes desafios da nossa indústria e, com certeza não está somente nos grandes players, mas nas outras empresas também, que estão caminhando nesse sentido e tem alguma história linkada à sustentabilidade, mas que não leva isso até o consumidor final. Essa informação é muito importante”, acrescentou.
Iolanda Wultz conta ainda que pretendem criar lives com os profissionais que caminham na questão da sustentabilidade para buscar outras informações pois há ainda muito a ser discutido e abordado. “Nós como comunicadores, que realizamos essa intermediação com o mercado e a indústria e o consumidor final, queremos levar isso adiante e até criar um comitê entre os profissionais. Queremos que dentro do Guia Jeanswear, a gente possa criar um canal, onde as empresas, conforme forem evoluindo tragam suas experiências para ser postadas no site, como forma de transparência para seguir de exemplo”, destacou.
“Voltamos com tudo para São Paulo para contribuir com o setor do denim. Esse sempre foi nosso propósito, desde que lançamos o evento, em 2016. Vamos avançando e aprendendo, cada vez mais”, finaliza Marlene Fernandes.
O Denim Meeting SP 2022 foi uma realização Style WF, que agradece o apoio dos patrocinadores SEBRAE, Vicunha Têxtil, Santista Jeanswear, Denim City SP, C&A, Sei Laser, Punchmaster e Lycra®.
A programação completa do Denim Meeting São Paulo 2022 está disponível na íntegra, no canal do Guia JeansWear no Youtube. Confira abaixo:
Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Divulgação