Desmistificando o efeito marmorizado no jeanswear by Ju Medina e Geisa Camalionte

Vamos começar pelo que o nome marmorizado quer dizer: o efeito diferenciado no beneficiamento remete ao mármore (a pedra mármore). Ok, dito isso, vamos a consideração máxima de que não existe uma pedra mármore igual a outra, porém, é possível sim um padrão médio de aparência entre elas e o mesmo acontece com as peças marmorizadas.

O efeito MARMORIZADO pode também ser conhecido com outros nomes, dependendo das empresas e dos profissionais do mercado. Como por exemplo, AMERICANO, ACID WASH, SNOW WASH etc. Não podemos deixar de comentar aqui que já ouvimos cada nome…

No entanto, o que importa é a comunicação. Se cliente e empresa estão falando a mesma língua e estão se entendo, é exatamente isso o que vale!

Falando sobre tendências:

Desde a penúltima Kingpins, em outubro de 2022, em Amsterdam, nós pudemos conferir muitas peças com efeitos marmorizados sendo o grande diferencial das tendências em beneficiamento no jeanswear. Essa tendência se confirmou na edição mais recente da feira, em maio de 2023, e agora já está se tornando o must have das coleções. Se já não é!

No Brasil, esse efeito sempre teve espaço no gosto do consumidor. Entretanto, costuma ser um verdadeiro apocalipse para as lavanderias/ beneficiadoras. Por isso, nós vamos desmistificar aqui algumas observações sobre o efeito MARMORIZADO.

Vale ressaltar que, esse processo varia de região para região, de empresa para empresa, de profissional para profissional.

Não há aquela frase (que na verdade é o título de um livro) “Todos os Caminhos Levam a Roma”? Pois então, na lavanderia, vários modos de fazer levam ao efeito desejado. Usando cloro ou permanganato seja com pó abrasivo, pedra pomes, pedrinha, paninho, rolha, tampinha, cordinha etc. Contudo, quando se fala de beneficiamento, as evoluções andam a passos largos e com esse processo não seria diferente!

Já existe no mercado produtos químicos que atuam em substituição aos oxidantes e clareadores tradicionais e, além de permitirem conseguir a mesma aparência, ainda são de alta performance. Controlam melhor a espalhabilidade das peças dentro da máquina, zero neutralização e até mesmo zero ativadores, bem como suas características ecologicamente muito mais sustentáveis.

No MARMORIZADO podemos desenvolver aparências mais ou menos “flocadas”, com mais ou menos marcações de costuras, feitos em blue denim, black, blue black e até mesmo em tecidos colors. Em bases 100% CO (CO = cotton = algodão), em artigos elastizados (PUE = elastano), com poliéster (PES) e até mesmo outras fibras. De todos os pesos e gramaturas possíveis e modelos também.

Não tem como negar, efeito MARMORIZADO é lindo mesmo e levanta qualquer visual, desde que bem-feito, óbvio!

Porém, como nem tudo são flores, vamos falar de algumas possíveis problemáticas.

São muitas denominações para um único processo que busca criar o efeito vintage anos 90 salt pepper (sal e pimenta) nas peças. Processo esse, que vem desafiando as produções de todas as beneficiadoras/lavanderias devido aos seus re-processos, quantidades de peças por maquinada e tempo.

Ah o tempo…

Vamos ressaltar aqui dois fatores que devem ser avaliados antes de começar qualquer produção no processo marmorizado:

Tecido: temos que observar a construção, tingimento, composição, peso, encolhimento e qualidade.

Modelagem / Shape: ao observar a modelagem da peça, é possível definir a quantidade de peças e carga de máquina.

Uma problemática comumente vista nesse processo são vincos e splashs que, eventualmente, as peças podem sofrer por não estarem secas o suficiente ou centrifugadas de forma “embolada” (e dessa forma vão para a máquina que fará o marmorizado). A fim de evitar essa problemática, algumas empresas secam as peças e, por vezes, até as passam antes de entrar no processo do marmorizado. Prezando pelo cuidado pela maior uniformidade das peças. Assim, lá se vai mais tempo…

O marmorizado é um processo o qual se deve ter muitos cuidados, o que demanda tempo.

E, tempo dentro da beneficiadora/lavanderia é um dos maiores custos. Ao contrário do que se pensa, um dos maiores custos não são os produtos químicos, mas sim, a mão de obra que tem todos esses cuidados para executar produções bem-feitas!

O processo MARMORIZADO é um mundo a parte dentro da lavanderia. Por isso, gostaríamos de saber se você leitor, gostaria que gravássemos um vídeo e também um podcast para falarmos mais sobre? Deixe seu comentário abaixo, escreva também suas sugestões para as próximas matéria e o que você gostaria de ver aqui. Ah, e compartilhe esse conteúdo se achar relevante ou quiser mandar “aquele recado” em formato de informação para alguém 😉

Um super beijo nosso!

Fonte: Ju Medina e Geisa Camalionte | Foto: Equipe Guia Jeanswear