Documentário “The True Cost” aborda o custo real da indústria da moda hoje

“Quem paga o preço das suas roupas?”. Você já parou para pensar no custo de suas roupas e quem são as pessoas por trás da produção das peças que você compra? O diretor Andrew Morgan, depois de ter ficado extremamente comovido com o colapso do Rana Plaza, em Bangladesh, que matou mais de mil trabalhadores da moda, olhou exatamente para essas questões ao fazer o filme The True Cost (em tradução literal, O Verdadeiro Custo), que tem estreia mundial amanhã (29/05).

De maneira resumida, o filme promete ser “uma história sobre a roupa. (The True Cost) É sobre as roupas que vestimos, as pessoas que as fazem, e o impacto que a indústria (da moda) está tendo em nosso mundo. O preço do vestuário vem diminuindo ao longo de décadas, enquanto os custos humanos e ambientais têm crescido dramaticamente. The True Cost é um documentário inovador que puxa a cortina sobre a história não contada e nos pede para considerar: quem realmente paga o preço por nossa roupa?”.

Morgan visitou vários países conhecidos mundialmente por serem grandes produtores de roupas para as grandes redes varejistas como Bangladesh, Índia e Camboja, trafegou entre os piores e mais horríveis lugares e trouxe também ao foco as passarelas glamourosas. Entrevistas com pessoas que estão liderando o movimento da moda consciente como a estilista Stella McCartney, Livia Firth e Vandava Shiva também fazem parte do documentário que escolheu não só abordar problemas, como também trazer soluções.




Cena do filme que mostra a produção de couro na Ásia.

Temas cruciais, além da mão de obra humana na indústria da moda, que é composta 85% por mulheres jovens, são abordados. Entre eles a estonteante taxa de suicídio (1 a cada 30 minutos) entre os produtores de algodão da Índia (hoje, o maior exportador de cotton do mundo), as comunidades que estão literalmente morrendo por conta dos curtumes no Camboja, as montanhas de lixo têxtil vindo do ocidente que se acumulam nas comunidades mais pobres do mundo, e outros problemas e soluções para essa bola de neve gerada pelo consumo exagerado de roupas muito baratas.

O objetivo do longa é examinar onde a indústria da moda está hoje (incluindo o fato alucinante que temos visto um aumento de 500% no consumo de vestuário nas últimas duas décadas) e quais as alternativas para criar um futuro melhor. “The True Cost é um projeto sem precedentes, que nos convida a uma viagem elucidante sobre a vida de muitas pessoas e sobre os lugares por trás de nossas roupas”, explica o diretor.




Cena do filme que mostra uma produtora de algodão orgânico no Texas.



The True Cost estará disponível na Internet, na Itunes Store, em DVD e Blue-Ray, com legendas em português, a partir de amanhã, 29/05. Em Belo Horizonte (MG), o Fashion Revolution Brasil, em parceria com o Review, fará uma exibição de estreia do filme seguido de bate-papo no Museu das Minas e do Metal: MM Gerdau, a partir das 14hrs.

MARINA COLERATO | FOTOS: DIVULGAÇÃO