Fio LYCRA®celebra 40 anos no jeanswear com tecnologia e inovação

Nem todo elastano é fio LYCRA®. Porém, ainda hoje, muitos confundem e generalizam as “peças que esticam” como as que contém a tecnologia da The LYCRA Company, inclusive no segmento jeanswear. A marca vem revolucionando o mercado há 40 anos, sempre de acordo com as expectativas e anseios dos consumidores.

Neste período, a empresa vem fazendo campanhas e ações de marketing para que os consumidores identifiquem nas etiquetas o nome LYCRA® e todas as suas inovações em cada produto. Além disto, está previsto para ser lançado em 2020 o LYCRA® Ecomade, primeiro fio de elastano da companhia fabricado com sobras de materiais misturados ao fio virgem.

Guia Jeanswear conversou exclusivamente com Silvana Eva, gerente de marketing para o mercado de tecidos planos da The LYCRA Company, para saber mais sobre essa história de sucesso. Confira!

Guia Jeanswear: Conte-nos sobre essa trajetória de sucesso ao longo de 40 anos no mercado brasileiro. O que mudou do início até hoje?

Silvana Eva: A marca LYCRA® vem inovando e revolucionando o mercado da moda há mais de 60 anos. Em 1979, um marco importante se deu quando o fio LYCRA® passou a ser usado no mercado de moda denim no Brasil. Agora em 2019, a empresa comemora 40 anos em que o fio LYCRA® passou a ser usado em todo o mercado jeanswear no Brasil.

Foram anos de pesquisa, inovação e desenvolvimento de tecnologias que revolucionaram o mercado e que, acima de tudo, atendem os desejos e expectativas dos nossos consumidores. São roupas mais confortáveis, com maior resistência, ajuste perfeito e flexibilidade, além de manterem a forma por mais tempo.

Já em 1979, o fio LYCRA® estava presente em praticamente todos os segmentos, como lingerie, meias, roupas do dia a dia e moda praia. Desde então foram várias inovações em tecnologias baseadas nas necessidades do consumidor final.

GJ: A marca LYCRA® se confunde com o crescimento do elastano no mundo da moda, onde por muitas vezes, usou-se a denominação LYCRA® para qualquer fio de elastano na indústria têxtil. Como analisam esse sucesso? E como explicar ao consumidor essa diferença?

SE: A LYCRA® foi a criadora do elastano, e sempre oferecemos ao mercado produtos de qualidade e inovação. Em nossas campanhas e ações de marketing, reforçamos a necessidade de que o consumidor procure pela etiqueta LYCRA®, pois só ela garante que o fio LYCRA® original está presente na peça. Temos um grande cuidado de identificar o uso indevido da marca e corrigir a informação para que o consumidor saiba e entenda que nem todo elastano é fio LYCRA®.

GJ: A história da empresa, The LYCRA Company, se mistura com a da indústria têxtil brasileira. Quais os principais avanços e conquistas dentro desse mercado?

SE: O elastano LYCRA® revolucionou o mercado agregando às peças conforto, e qualidade, e proporcionando ao consumidor uma mudança que vai além do produto e que interfere inclusive no seu comportamento.Nos últimos 60 anos, fomos os responsáveis por grandes mudanças que buscam atender às necessidades dos consumidores.

No mercado de jeanswear com a introdução do fio LYCRA® T400 demos um grande avanço no mercado associado com o elastano LYCRA® e chegamos a ter tecidos com 80% stretch, com baixíssimo laceamento e certamente temos ainda muitas inovações para trazer, como o COOLMAX® – tecnologia que proporciona conforto térmico – e o LYCRA® BEAUTY – tecnologia em tecido que proporciona compressão com conforto, entre outras.

Campanha LYCRA® de 1984

GJ: E no segmento jeanswear? Quais as principais tecnologias e novidades? Como os novos fios beneficiam o consumidor final?

SE: O fio LYCRA® foi inventado no final dos anos 50, originalmente para substituir a borracha na produção dos corsets femininos, e acabou por revolucionar não só o mercado, mas também o guarda-roupa das pessoas justamente por proporcionar liberdade de movimentos, conforto e maior durabilidade. Desde então, as tecnologias vêm crescendo, ano após ano, tanto internamente quanto no mercado.

Nossos clientes adotam as inovações da empresa e se diferenciam no mercado através das soluções oferecidas pela marca LYCRA®. Aqui um breve resumo das inovações no mercado de jeanswear no Brasil nos últimos 10 anos:

2010 – LYCRA® T400: Desenvolvida para proporcionar elasticidade e recuperação maior e mais durável, além de um toque mais leve e mais macio que fios texturizados usados para elasticidade.

2014 – COOLMAX®: Tecnologia que oferece conforto térmico e ajuda o consumidor a se sentir fresco e seco durante todo o tempo de uso, além de manter a forma por mais tempo.

2016 – LYCRA® XTRA LIFE™: Foi desenvolvida para evitar deformações das peças e manter sua forma por mais tempo.

2017 – LYCRA® BEAUTY: Tecnologia que modela a silhueta e valorizar as curvas, sem abrir mão do conforto e sem restringir os movimentos.

2018 – LYCRA® XFIT: A tecnologia propicia conforto 360º que acompanha os movimentos do corpo com menor encolhimento. Promove elasticidade em todos os sentidos, pois utiliza o fio LYCRA® tanto na trama quanto no urdume.

2019 – LYCRA® FREEF!T®: Desenvolvida com base em dados da pesquisa para a LYCRA® , em que foi constatado que 32% das consumidoras brasileiras responderam que as calças não ofereciam o ajuste que elas estavam buscando. A tecnologia propicia um stretch gradual aos tecidos, com alto poder de recuperação e baixa força de compressão, alta manutenção da forma e atende uma gama maior de tamanhos, possibilitando a confecção de peças com um ajuste impecável ao corpo e extremo conforto.

2020 – LYCRA® Ecomade: Previsto para ser lançado no próximo ano, o fio feito no Brasil será exportado para o mundo. Solução sustentável, primeiro fio de elastano da empresa fabricado com materiais reciclados pré-consumo. O fio oferece o mesmo conforto duradouro e a liberdade de movimentos que o fio original LYCRA®, mas é feito com sobras de materiais coletados nos locais de fabricação e misturadas com o fio virgem em concentrações específicas. Este processo reduz o desperdício, colocando o material de volta em produção.

GJ: Atualmente, o consumidor está muito interessado no processo de produção de sua roupa. Como dialogar com o consumidor final informando-o sobre o fio LYCRA® e a tecnologia inserida naquela peça?

SE: A etiqueta LYCRA® é a única garantia para o consumidor de que o fio está na peça. Para que uma peça receba a etiqueta, tanto o tecido quanto a confecção passam por um processo de avaliação com padrões globais de certificação. Através de pesquisas sabemos que o consumidor reconhece a marca e a associa a qualidade e conforto.

GJ: Além disso, o consumidor também exige boas práticas sustentáveis e de respeito ao processo de fabricação, seja em relação ao produto, ao meio ambiente ou aos funcionários. Como tudo isso é realizado dentro da empresa?

SE: A The LYCRA Company tem um programa que se chama Planet Agenda, que aborda os temas de responsabilidade corporativa, excelência de produção e produtos sustentáveis. Temos várias iniciativas para atender estas boas práticas, como o fio LYCRA® Eco Made, o fio LYCRA® T400™Ecomade, entre outras, que serão lançados no Brasil em breve.

Campanha LYCRA® de 2000

GJ: Vocês vêm investindo bastante nas redes sociais e parcerias com digital influencers. Fale um pouco sobre esses projetos, o retorno para a empresa e conscientização da importância de usar o fio LYCRA®, com foco no consumidor final.

SE: As influenciadoras ocupam um papel importante para validar nossos produtos e apresentá-los ao mercado. O conteúdo que criamos em conjunto com elas para engajar sua audiência confere autoridade para nossa marca e consegue proporcionar velocidade no alcance da mensagem. E através de parcerias com as marcas desenvolvemos ações para promover nossas tecnologias e nossos parceiros.

GJ: O que esperam dos próximos 40 anos?

SE: A marca LYCRA® desenvolve suas tecnologias em função das necessidades do consumidor tendo como foco a inovação. Tenho certeza que nos próximos 40 anos a marca LYCRA® desenvolverá produtos ainda mais inovadores para atender as necessidades e surpreender as expectativas desses consumidores.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Divulgação