Maior feira de moda plus size da América Latina promove festival online

Inspirado na já consolidada feira de moda plus size, considerada a maior da América Latina, o Festival Pop Plus acontece nos dias 9, 10 e 11 de abril. O evento online será palco para a moda plus size autoral, workshops de yoga e dança, apresentações de música e debates sobre gordofobia são destaques da programação.

A primeira edição online conta com a participação de 13 artistas – entre música e performances, nove marcas autorais de roupa plus size e três debates com temas pertinentes ao universo dos direitos de pessoas gordas – confira a programação abaixo.

Serão quase 40 horas de atrações inteiramente gratuitas e acessíveis para pessoas com deficiência, já que toda a transmissão será realizada com recursos de áudio descrição e intérpretes de Libras.

“A realização desse festival é uma oportunidade não só para exaltar artistas e profissionais gordes ou para debater assuntos de extrema relevância para a comunidade gorda – que hoje, segundo dados do Ministério da Saúde são quase 20% da população Brasileira -, mas também para que brasileiros de todo o mundo, incluso PCDs, possam não só acompanhar um festival tão único, e aprender com o conteúdo apresentado”, afirma Flávia Durante, criadora do Pop Plus.

A programação do Festival Pop Plus tem início com o workshop Yoga para Todes, idealizado por Vanessa Joda. A oficina fomenta práticas de yoga com a valorização da diversidade de corpos; a classe acontece na sexta-feira, dia 9.

No sábado, dia 10 de abril, a instrutora de dança Daylane Cerqueira ministra a Oficina Gostosa, um laboratório de dança sensual com foco em mulheres gordas que busca quebrar barreiras e evidenciar o erotismo na pluralidade dos corpos.

Para encerrar o circuito de oficinas, no domingo, a bailarina Júlia Del Bianco, da escola de dança Dance For Plus, ensina algumas técnicas de ballet, jazz, contemporâneo e stiletto, com o intuito de, por meio da dança, promover o autoconhecimento e o empoderamento de pessoas gordas.

De toda a programação, os workshops são os únicos eventos onde é necessária uma inscrição prévia via formulário. As oficinas serão transmitidas ao vivo via Zoom e acontecem, das 10h às 12h.

Além disso, a programação conta com shows de rap, pop e hip hop, DJs de diferentes vertentes, apresentações de danças como voguing, flamenco e burlesco, além de performances de drag queens. Na lista de shows, Rap Plus Size se apresenta na sexta-feira, Preta Rara no sábado e o pop eletrônico de Marvin no domingo, todos às 19h30.

Todo o conteúdo do evento e a programação completa estão disponíveis no site. O Festival Pop Plus é realizado com recursos do ProAC LAB, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A idealização e curadoria são da Cena Pop Eventos Criativos, de Flávia Durante, e a produção executiva da Linha 3 Produções Culturais.

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação