Tudo sobre os processos de aplicação de metalizados e efeitos diferenciados no jeanswear by Ju Medina e Geisa Camalionte

Vocês pediram, nós atendemos!!!

Aliás, gostaríamos de começar essa matéria ressaltando o quão bom é essa interação entre nós e vocês leitores, através das redes sociais do Guia Jeanswear! Afinal, estamos aqui para entregar os conteúdos que vocês quiserem desmistificar!

Vamos começar com um OVERVIEW SOBRE AS TENDÊNCIAS que já estão aí no jeanswear e também sobre as que permanecerão na próxima temporada aqui no Brasil.

Falamos aqui no Brasil porque temos visto um movimento muito “anti-vendas” do nosso mercado. Na verdade, seria mais fácil falar sobre essa temática através de vídeo, mas vamos tentar abordar essa “problemática” da maneira mais clara e simplificada possível aqui.

Por vezes, erroneamente, o mercado atropela as tendências e acaba liquidando coleções e produtos de verão em pleno verão. E depois, querem vender inverno em meio às altas temperaturas da estação mais quente do ano. É um tanto caótico ver essa bagunça coletiva que (por vezes, ressaltamos) toma conta da dinâmica do nosso mercado. E daí vem as tradicionais constatações de praticamente TODOS os setores da cadeia: as vendas estão ruins OU o mercado está estranho, e por aí vai…

Agora que já fizemos essa introdução contextualizando o cenário atual da moda com um breve panorama mercadológico, vamos falar sobre as TENDÊNCIAS DE EFEITOS METALIZADOS, GLOSS, VINIL, EMBORRACHADO, COURO ETC.

Simmmm! Essa tendência continuará e ainda com mais força!!!

“Mas Ju e Geisa, eu não aguento mais ver esse negócio de foil e brilhos e tal…”

É por isso que, começamos essa matéria abordando alguns tópicos que, de alguma forma, justificarão o excesso de metalizados e efeitos diferenciados que vimos e continuaremos a ver no mercado.

Pois bem, estamos aqui também para contar que, até mesmo esses processos diferenciados sofreram atualizações na forma como são feitos e nos produtos utilizados, bem como no visual final que agora entregam. Esses processos requerem muito cuidado e zelo da lavanderia que os fazem. Por isso, é possível ver no mercado peças lindíssima e peças “que era melhor nem ter aplicado foil” de tão malfeitas e nada bonitas que ficaram.

Vamos falar sobre os processos:

Para isso, conversamos com 3 empresas do nosso mercado nacional, ambas com muito know-how e parceiras do Guia Jeanswear: CORATEX / HI-TECH / Q.INTENSA.

FOIL

O FOIL Têxtil é um papel bem fino, uma película de poliéster, utilizado para estampar vários tipos de tecidos, conferindo-lhes diversas texturas, como fosca, perolada, metálizada ou holográfica. Geralmente, as superfícies que os FOILS são colados possuem saliências e poros (no caso do denim ou brim, construção sarjada). A cola usada na aplicação adere ao tecido, provocando o que a química chama de “contato íntimo” entre suas próprias moléculas e as moléculas do material que será colado.

Esse “contato íntimo” precisa de um ativador, sendo ele feito com prensa quente entre temperaturas de 140°C a 180°C. Logo, com essa informação, deve-se observar a composição do artigo que irá receber transferência do FOIL.

Conforme, Caique Bordignon, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da HI-TECH, “o ideal é adequar de acordo com cada tecido e realizar testes prévios. A temperatura sempre será um entrave. Um dos possíveis problemas que podemos relatar é justamente esse, a temperatura. A cola para ter alta eficiência requer temperatura mais alta, porém, as fibras sintéticas sofrem com essa temperatura elevada. Enfim, adequar, testar e avaliar sempre será o melhor caminho”. Essas foram as observações feitas por Caique, que aproveitou e indicou a RESINA PATCH da HI-TECH, já conhecida no nosso mercado para o uso de patch. Ressaltando que, essa resina também tem entregado excelentes resultados nos processos de FOIL.

A pergunta que não quer calar: “PODE SER APLICADO SOBRE QUALQUER BASE DE DENIM? SOBRE ALGODÃO, POLIÉSTER E ATÉ MESMO ELASTANO?”

“Lógico que pode! Lembrando que, o tempo da prensa é extremamente importante para não danificar as fibras sintéticas. Resumindo, pode prensar por alguns poucos segundos”, explicou Vicente Junior, Diretor Comercial da Q.INTENSA.A cola para FOIL TERABONDER L900 da Q.Intensa, é uma cola especialmente desenvolvida para conferir um índice de colagem perfeita, com um toque especial quando aplicadas para colar os papeis FOIL com prensa térmica. Testes em grandes produções foram feitos a 140°C por 20 segundos, resistindo a lavagem domésticas com pouca abrasividade”, concluiu Junior. Porém, ressaltamos novamente, que testes prévios devem ser feitos, ok leitores!

A qualidade da cola, principalmente em bases contendo fibras sintéticas, é crucial. Lembrando que, é sempre importante testar posteriormente a solidez dessa aplicação a fim de verificar com o fornecedor de produto químico, a ficha técnica com as instruções de aplicação.

Não podemos deixar de comentar o tempo produtivo. Esse efeito depende de manualidades muito bem treinadas e organizadas no ciclo produtivo, sempre testando a solidez final.

DEMAIS RESINAS PARA GLITTER, EFEITO GLOSS, VINIL, EMBORRACHADO E COURO

Já a CORATEX “acabou de lançar para uma determinada marca de um cliente, uma resina acrílica com silicone para efeito que imita couro, entregando toque confortável e brilho excelente”, nos contou Fernando Siebert, Diretor Comercial da CORATEX. (confiram nas fotos em anexo: efeito couro prateado e efeito couro vermelho carmim). O produto é o SPRAY GLOSS 85, como o próprio nome diz, é aplicado por spray, sendo possível pigmentar com qualquer cor ou até mesmo usar sua base incolor, que entrega um efeito gloss. E o diferencial é que não precisa de forno!! Isso mesmo, você leu certo: não precisa de forno!

Falando em forno, talvez esteja aqui a nossa outra grande observação, além da temperatura da prensa: a temperatura e tempo de forno para polimerização (cura e brilho) de algumas resinas. Para que não haja surpresas ruins, é necessário que a lavanderia saiba com QUAL TECIDO ESTÁ TRABALHANDO, tendo conhecimento da COMPOSIÇÃO e, se possível, A FICHA TÉCNICA DE LAVANDERIA DO ARTIGO. Procure saber junto à tecelagem se o artigo que você escolheu tem ficha técnica de lavanderia. Se tiver, a encaminhe para a lavanderia junto com o corte!

Resinas de efeito brilho com glitter, com micro glitter, brilho perolado entre outras com os mais diferentes acabamentos, podem ser aplicadas de diversas maneiras. Tais quais como spray / pulverização utilizando pistola tipo gravidade, espatulado / pincelado usando geralmente brochas, pinceis ou trinchas com cerdas de nylon e até mesmo esponjas, sendo aplicadas sempre em um único sentido ao longo da peça para igualizar todo o produto. A grande maioria das resinas existentes no mercado nacional, necessitam de cura em forno, pelo menos a 100°C por alguns poucos minutos. O forno é necessário tanto para fazer a cura quanto também para fazer a polimerização do produto, proporcionando brilho e toque. Lembrando que, todo trabalho é feito com a peça já preparada e devidamente seca. E, em alguns casos, como por exemplo as resinas para glitter, é necessário (recomendado) fazer um leve amaciamento após o processo de cura. Por isso, não deixem de considerar a composição e as características do tecido, reforçamos.

VAMOS DEIXAR AQUI UMA DICA DE OURO PARA LAUNDRY DESIGNERS:

Tentem mesclar esses processos e acabamentos diferenciados junto ao uso do laser (desde que compatível). Peças INCRÍVEIS aparecerão, podem ter certeza!!!

Falando em dica boa, atualmente, já é possível encontrar no mercado brasileiro, tecelagens que entregam esses produtos prontos. Alguns produtos com bases já pré-encolhidas e, também em bases de tecido de refibra. Com os efeitos metalizados, gloss, vinil, emborrachado e couro personalizáveis, por vezes. Além de inúmeras opções de cores, brilhos e texturas. Um show de efeitos especiais para deixar qualquer designer enlouquecido! Valendo apena cada centavo investido!!!

Finalizando, como agora É NECESSÁRIO CRIAR O “NOVO DO MESMO”, atentem-se às bases de tecidos que mudarão, bem como os tons do denim e sua construção. Atentem-se também as cores, texturas, brilhos e fluidez que conversem com a identidade do seu público consumidor. AOS DETALHES ONDE ESSES EFEITOS ESPECIAIS APARECERÃO porque é interessante mesclar peças com acabamento especial feitas de maneira total e peças com esses efeitos localizados, muito bem pensados. Para isso, disponibilizamos fotos incríveis e inspiradoras para vocês! Aproveitem!

  • Gostou da matéria? Escreva aqui nos comentários ou em nossas redes sociais. O seu feedback é muito importante para nós!
  • Achou relevante? Já encaminha para aquela pessoa que precisa ler essa matéria!
  • Quer nos dar sugestões de temas para a próxima matéria? Deixe seu recado aqui nos comentários ou mande lá no Insta do GJW!
  • Nos encontramos na próxima matéria!

Um super beijo nosso!

Fonte: Ju Medina e Geisa Camalionte | Foto: Divulgação