Vestuário mais sustentável – parte 3

Se nós, como indústria, não trabalharmos juntos, corremos o risco de, apesar dos nossos melhores esforços individuais, corrompermos todo o processo até ao ponto em que a sustentabilidade e a ecologia perderão todo o sentido, tornando-se meras palavras de publicidade numa etiqueta, aponta o autor do The Birnbaum Report, David Birnbaum.


Nesse ponto, toda a indústria voltará a ser rotulada, segundo Birnbaum, como um bando de canalhas impiedosos que colocam o lucro í  frente da humanidade. Nós simplesmente não podemos permitir a repetição dos erros cometidos com o cumprimento das normas de responsabilidade social e direitos dos trabalhadores, afirma. Mas, se por outro lado, trabalharmos juntos, a nossa indústria pode desempenhar um papel de liderança na luta para restaurar o frágil equilí­brio ecológico do planeta, controlando a poluição e outras práticas nocivas para o ambiente, completa o autor.


A indústria têxtil e vestuário estão em toda parte, desde os paí­ses ricos desenvolvidos, até aos paí­ses em desenvolvimento e paí­ses menos desenvolvidos, onde muitos dos produtos são produzidos e exportados.


No presente momento, muitas pessoas permanecem ambivalentes em relação aos problemas ecológicos. Existe certamente uma minoria preocupada e ansiosa para fazer a sua parte. Mas existe também uma minoria ruidosa que acredita que toda esta questão da poluição e do aquecimento global não passa de um mito perpetrado por radicais. No entanto, a maioria encontra-se em algum lugar entre estes dois extremos, ligeiramente preocupada, mas nem sempre disposta a fazer qualquer esforço real.


Nós somos a indústria da moda. O nosso negócio é fazer produtos interessantes e emocionantes que o consumidor coloque na sua lista de desejos. Sejamos realistas, ninguém precisa de outra t-shirt ou outro par de jeans. Se já é possí­vel vender estes produtos, que ninguém realmente precisa, certamente conseguiremos vender a sustentabilidade, acrescenta Birnbaum.


Legado da indústria

Independentemente da forma como se olha para a questão, o futuro do planeta é provavelmente o desafio mais importante que a humanidade enfrenta hoje.


Os governos ocidentais têm tentado convencer os comandantes de paí­ses em desenvolvimento para trabalharem em prol da sustentabilidade. Na recente conferência de Copenhague sobre o clima, os paí­ses industrializados concordaram em fornecer fundos aos paí­ses em desenvolvimento, como a índia e a China, para diminuir os custos e os efeitos do controlo mais rí­gido da poluição, mas sem sucesso.


A rede Wal-Mart por exemplo, está fazendo a mesma afirmação no que diz respeito í  sustentabilidade e ao meio ambiente. Os seus esforços são um exemplo do que é possí­vel fazer como setor. No entanto, para realmente termos sucesso, devemos trabalhar não como um grupo de empresas separadas, mas como uma organização abrangente, com uma norma e um processo para todo o setor, conclui David Birnbaum.

Para acessar a parte 2 deste artigo, clique aqui.

Para acessar a parte 1 deste artigo, clique aqui

PORTUGAL TíŠXTIL | IMAGEM: REPRODUí‡íƒO