Sustentabilidade em suas nuances originais, retorno do denim rígido e novas lógicas inspirando o mix de coloridos. O espaço Bluezone da mais recente edição da feira Munich Fabric Start, que aconteceu neste mês de fevereiro, na Alemanha, sinalizou direções relevantes para as tecelagens. Mais do que tendências, o que temos para o mercado de hoje, de acordo com a feira, são escolhas e ideais.
Mantendo o tópico sustentabilidade como principal confronto, novas palavras e direcionamentos foram agregados ao sentido do tecido para a temporada de Verão 2021. São eles:
Altruísmo
A idéia de compartilhamento, uma das direções fortemente sinalizadas pelo evento, agrega também às tramas e urdumes do denim o olhar ao próximo. Pensar a logística da mão de obra de forma que comunidades e pessoas sejam beneficiadas define o pensamento chave desta proposta. E da mesma forma, pensar em como beneficiar quem produz a roupa que vestimos, e quem a está vestindo. Esta mensagem subliminar, representa um caminho que vem ganhando força no mercado.
Denim rígido
O retorno dos fits relaxados ao mercado faz com que os fabricantes questionem em algumas variedades de tecido a real necessidade da presença do elastano. Por isso no espaço Bluezone foram numerosas as opções de denim não rígido voltados para as modelagens amplas e roupas “genderless” (sem gênero). Sempre dotados de toque macio e superfície compacta.
Ênfase em contrastes
A forma como o consumidor percebe e assimila as cores mudou, por isso combinações que arrancariam risos a alguns anos atrás entram em voga. Listras, florais, tons fluorescentes e tecidos preenchidos com mais intensidade por cores e desenhos foram fortemente explorados pelas coleções. Até mesmo os patchworks seguiram essa lógica, priorizando a coexistência de motivos coloridos e contrastantes em um mesmo item. Mesclar, alternar e somar cores e estampas é palavra de ordem.
Indumentária do poder
No mundo atual, todos temos que ser fortes. Por isso, o apego ao passado desta vez garimpa no mix retrô aquelas roupas dos anos 80 e 90 que as mulheres vestiram para mostrar sua competência em gerenciar e comandar o mercado de trabalho. O tema formal tem dois lados: linhas fluidas, e tecidos que vestem tanto o perfil masculino quanto o feminino. Modelos fortes e desenhos angulares são marcantes deste pensamento.
Bem estar
Esta direção reflete uma oportunidade para toda a cadeia. Aqui temos muitos looks branco total, variando a luminosidade do bege para o cinza. Neste tópico, o mercado vai explorar a sensação de que estamos tendo um cuidado pessoal com nós mesmos e com as roupas que vestimos através da fibra em sua versão mais macia. Suavidade, ausência de contrastes, tons esfumados são as características mais marcantes do tema. Também a inclusão de fibras leves, como o Tencel, em roupas utilitárias.
Pastéis ácidos
A evolução sustentável dos acabamentos antes considerados inconsequentes para o meio ambiente, vem somando incontáveis camadas para o jeans. Para o Verão 2021, o acid wash será a grande oportunidade. Mas ele virá com a sobreposição do efeito esmaecido da cartela dos coloridos em tons pastel. Especialmente nas cores pink e verde.
Punk Consciente
Aqui temos o discurso mais jovem da temporada. As gerações mais novas tem sua própria opinião e ideia de como se vestir e viver em sociedade. Xadrezes e jaquards vão se misturar ao denim black para criar um look estiloso e rebelde.
Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução
O Guia JeansWear já conta com um material de pesquisa totalmente voltado ao denim no Verão 2022. Saiba mais!
-
Conheça nosso material exclusivo de tendências!