Na última quarta-feira, dia 8 de fevereiro, a Focus Têxtil apresentou seus lançamentos para a Primavera-Verão 17/18, além das principais tendências da temporada. O evento, ainda contou com a presença de Paulo Borges, idealizador da maior semana de moda da América Latina, a SPFW, que recebeu um prêmio pela “contribuição no crescimento e fortalecimento da indústria da moda no Brasil” e, uma homenagem ao seu trabalho em lindas fotos que contam sua trajetória dentro do segmento. Ele ainda abordou o momento pelo qual a moda vem passando com o tema “Perspectivas da moda atual”.
“Estou há 30 anos no mercado, destes são 22 de SPFW. O que me trouxe para a moda são as pessoas e a paixão pelo tema. Virei um grande observador da moda brasileira e do mundo”, afirmou Paulo. Sobre o futuro da moda, o empresário disse que ele está aqui e agora, o longo prazo não existe mais e, tudo está interligado: desenvolvimento tecnológico, redes sociais, globalização da informação, entre outros aspectos fazem com que a moda se transforme constantemente. “Todas aquelas regras e valores que existiam há 30 anos atrás hoje não têm mais sentido”. Atualmente não existe somente uma tendência, mas sim uma pluralidade e individualidade. A SPFW, por exemplo já há algumas temporadas não traz mais a estação definida, mas sim o número da edição. A próxima será a de número 43 e cada estilista ou grife denomina sua coleção como achar melhor. “Isso se chama liberdade. O mundo busca novos valores”, comenta Paulo. E, acrescenta: “Há 20 anos atrás os desfiles eram para compradores e jornalistas. Isso vem mudando com a questão das mídias, onde o consumidor vira um espectador virtual, desejando imediatamente aquele produto, que pode estar sendo vendido no mesmo instante do desfile. Os seis meses que separavam as estações ficaram ultrapassados”.
Segundo Paulo, a moda é desejo, é imagem e cada vez mais real para o público. “A moda está passando por vários processos de transformações assim como o mundo e isso a torna ainda mais desafiadora. Ela reflete aquilo que somos no seu tempo e traz novos discursos e possibilidades. Devemos estar abertos a isso, pensar no novo, olhar para os jovens e perguntar o que eles pensam e desejam”, finaliza.
VANESSA DE CASTRO | FOTOS: REPRODUÇÃO










