Roupas retrabalhadas e revolução masculina são foco da Capsule New York

É de Nova Iorque que emergem as tendências de moda mais vestíveis e funcionais. Por esta razão, as feiras que ocorrem no centro de moda americano, embora sejam menores do que muitas gigantes europeias, acabam propondo informações com apelo comercial mais imediato. Nosso objeto de análise desta vez é a irreverente Capsule NY, cujo formato reúne marcas de vanguarda e designers emergentes.

Lee

O evento integra o conglomerado de feiras Magic, e tem sede fixa no Pier 35 de Nova Iorque. A mais recente edição, abordou a temporada de Outono/Inverno 2020 internacional (equivalente ao 2021 nacional), e aconteceu entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Como de costume, junto a duas outras feiras: a Cabana, que reúne marcas de resort e viagem, e a Brand Assembly, com foco em designers contemporâneos.

A cada virada de estação, estes três eventos acontecem paralelos e com livre acesso entre ambos, o que fortifica a tendência voltada para o lifestyle livre e aventureiro. Por isso mesmo, o denim e as produções classificadas como sportswear predominam como mix mais relevante e numeroso entre as marcas expositoras.

Atrações especiais reforçaram o conceito da Capsule NY. Entre elas, a área DIY Scrunchie Station, que permitiu aos visitantes a criação de acessórios de cabelo com tecidos reaproveitados. Também uma leitora de cartas de tarô e uma seção de produtos com CBD (substância canabinoide encontrada na Cannabis Sativa).

Entre as marcas de denim presentes estavam Lee, Wrangler e BLDWN. Esta última expôs o material em uma versão bastante fashionista, propondo o tecido no formato do casaco longo recoberto de pelúcia no lado externo.

Além da pele o visual tie dye foi uma grande direção, explorada por nomes como Maiden Noir, Lee e pela marca de Los Angeles R.G. Kane, que também incluiu a estética em sua coleção de Inverno.

Estilos voltados para conforto e liberdade em momentos de lazer, contemplando diversos períodos do ano, foram exemplificados pela indumentária de esqui colorida desenvolvida para o Inverno pela marca Cordova. Com igual intenção, a marca Golden Sun’s propôs tops com misturas de Cashmere para o Verão 2020.

Como diferencial, os itens eram dotados de bordados personalizáveis. Destaque também para a marca de bolsas de Hong Kong Doughnut, que ofertou uma ampla variedade de sacolas sustentáveis refletindo as tendências no acabamento do denim, do tiedye aos coloridos em tons pastel.

O encontro também refletiu as politicas vigentes e meio ambiente. A marca Official Rebrand esteve presente com seu mix de roupas usadas, todas reformuladas por pinturas do artista MI Legget. A coleção dividiu espaço com a marca Fey Minory Yanagase, cujo mix é composto por roupas retrabalhadas.

A liberdade no modo de pensar e agir do publico masculino foi uma das direções de comportamento mais inspiradoras mencionadas pela feira. Um novo modo de ser e existir do homem atual se anuncia e se afirma na moda, com marcas de gênero neutro como Ka Wa Key, libertando o publico masculino através de inspirações como o“Pequeno Príncipe”. O clássico da literatura mundial, foi explorado na coleção junto a diversos slogans contra o que chamaram de masculinidade tóxica.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

O Guia JeansWear já conta com um material de pesquisa totalmente voltado ao denim no Verão 2022. Saiba mais!