Invadindo o segmento infantil encontramos muitos aspectos do guarda-roupa do adulto. As mesmas referências, inspirações e direções permeiam os diferentes universos, sempre, claro, com cara e conforto de criança e, quem não faz isso, está “adultizando” e pulando etapas na vida e no vestuário dos pequenos. Mas deixando essa polêmica de lado, vamos descobrir o que será tendência no próximo Inverno 2017, segundo a consultora de moda Roberta Paes que trouxe as principais pesquisas realizadas nas capitais mundiais da moda, durante o Senac Moda Informação e, destinadas ao público de 2 a 12 anos.
Meninas
O tema Boho Dream traz peças mais limpas e clean em rosas cosméticos, caramelos e verdes mais escuros. Com carinha vintage dos anos 70, essa menina passeia com vestidos na linha A, malhas caneladas, saias longas e muitos detalhes de rendas. Aqui as jardineiras e macaquinhos no jeans são peças importantes e, ganham reservas de cor em tonalidades mais claras como o delavê. A modelagem flare dá mais espaço para a bootcut. As jaquetinhas bomber e as camisas estão fazendo muito sucesso no público infantil e nada melhor do que enfeitá-la com bordados que remetem à natureza ou mesclar pelos e lã, utilizando o denim com fio de liocel. Casacos, coletes e parkas vêm na sarja com bolsos expostos em artigos lisos ou estampados.
Dentro do tema Free Rebel temos o street rock e, o grunge em peças oversizeds e padronagens xadrezes em tons como o vermelho, branco e preto. O legging sai da academia e vira must have em diferentes looks e, pode ser usado por baixo de shortinhos e vestidos. O moletom larguinho confere aquele “ar rebelde”, principalmente em looks com jeans totalmente detonado com manchas, puídos, rasgos e aplicações e lavagens no delavê ou baby blue. A biker também faz parte da estação em diferentes tons como o black, azul médio ou rosa com detalhes de paetês. Os chemises surgem no chambray com esbranquiçados.
Já as garotas do Novos Românticos vêm mais descoladas e com aspecto esportivo com referências aos tutus das bailarinas que invadem saias e vestidos. Aqui, além do rosa, surgem os tons vermelho tomate, preto, prata e dourado em metalizados, rendas ou veludos. Há muitas opções de saias que vão da kilt, mini à pregueada ou estampada. As calças ganham destaque na modelagem cropped, bem moderninha. Surgem ainda os vestidos babby doll com a cintura marcada, coletes de pele, capas e casacos longos.
O tema New Order passeia pelo esporte fashion onde os patches divertidos reinam no jeanswear numa atitude irreverente e divertida. Aqui a jogger faz sucesso no denim moletom, além das jaquetinhas tradicionais ou bomber. O jeans aparece também nos acessórios numa prova de que é uma peça democrática até nos acessórios. As estampas de estrelas, céu, espaço, gatos e unicórnios ornamentam as peças com uma pegada street. Os moletons entram na brincadeira juntamente com as retilíneas em jacquard.
Meninos
O tema Boho Dream traz inspiração nos lenhadores mesclando o jeans skinny com esbranquiçados e reservas de cor às camisas flaneladas xadrezes. As joggers ou modelagem alicate fazem sucesso no chino ou com estampa camuflada. Detalhes de pelos nas golas e desenhos de ursos, dinossauros, raposas e montanhas aparecem como destaques no Inverno. Aqui os tons passeiam entre o mostarda, verdes e vinho que surgem em parkas com inspiração militar, suéters com gola transpassada ou cardigãs.
Free Rebel vem com a pegada dos anos 80 em calças mais larguinhas chegando na oversized, além de blusas que seguem o mesmo estilo. O xadrez também se faz presente neste tema em peças bem quentinhas. Para os meninos que andam “arrumadinhos” com referências yuppie e vintage surgem retilíneas justas com intársias geométricas e o jeans slim e cropped. Destaque para o preto, branco e o cinza, além do vermelho.
No New Order traz looks college e tecidos de alta tecnologia. A jaqueta bomber faz sucesso mais justinha ou larga, lisa ou estampada e em diferentes materiais. A calça jogger vem com efeito denim e pode ter joelheira de biker e bolsos chapados na frente ou lateral. Os casacos podem vir no matelassê ou chambray. Ainda entram produções com blazers, camisas e moletons com capuz. Entre as cores surgem o mostarda, vinho e marinho e estampas de estrelas, planetas e espaçonaves.
VANESSA DE CASTRO | FOTOS: REPRODUÇÃO















