Tendências Verão 2015

Vigor e fantasia marcaram essa edição da Denim by Première Vision Paris Verão 2015. O tema “Engraved” que significa gravado, marcado, foi perfeito para definir o jeans da estação cada vez mais original. Os fabricantes buscaram o lado poético e emotivo do jeans para trabalhar sua estória com marcas, cicatrizes e por que não tatuagens ? Esse foi o tema central do evento que contou até com um verdadeiro estúdio de tatuagem, organizado pela equipe do Marty Tatoo.

Segundo Pascaline Wilhelm, diretora do evento ” A comunidade do denim está em busca de identidade, de diferencial e procura um produto com mais emoção”. Isso se reflete em bordados, lavagens super brancas, estampas, lasers, aplicações e relevos. O azul profundo das outras estações aparece mais puxado para o turqueza e o jeans premium se prepara para voltar com força total nas próximas temporadas deixando espaço para muita criatividade que antes era dedicada à parte de cima e agora está na calça.

Os acessórios aparecem de duas formas bem diferentes, quase opostas: ora são mate, tão leves, pequenos e que chegam a desaparecer no produto final ou são como verdadeira jóias, brilhantes e totalmente integrado na estampa ou bordado do jeans.

Uma das grandes novidades do evento foi a Icelite, o sistema de stonagem à jato de neve carbônica. Esse processo não utiliza água e é uma opção para o tradicional stonewash, sendo que o Icelite preserva totalmente a fibra do jeans, e os efeitos também podem ser combinados com outros processos como lazer e ozônio.

Os fabricantes brasileiros presentes no evento foram a Cedro e a Santanense. A Cedro nessa edição veio sob o tema da brasilidade apresentando uma parede de shorts em jeans e sarja que chamou bastante a atenção no evento. O clássico shortinho da mulher brasileira veio super trabalhado com muita lavanderia, puídos, rasgados e customizados, com aplicações brilhos e metais, mostrando todas as possibilidades de fabricação dentro da tendência da estação. Já a Santanense trabalhou com a elasticidade apresentando um material super stretch, misturando fibras de algodão com Lycra ou ou poliester com Lycra de alta performance, e super recuperação, é uma coleção que busca o conforto, a liberdade de movimentos e a jovialidade das cores de sorvete.

As principais tendências apontadas pela Première Vision Denim foram:

ENGRAVED MEMORIES – A mistura de fantasia e brutalidade, é o jeans com camadas de aplicações, efeitos sobrepostos, queimados, rasgados, escritos e brilhosos, esse é a tendência mais forte da estação.

DEEP IN BLUE – É o azul profundo, que dessa vez vem em tons de turqueza, como um mergulho no mar, ele pode vir brilhante, luminoso ou muito escuro como águas profundas.

FRESH FLEX – O jeans ultra flexíveis estão em alta. A mistura de seda, polyester, viscose e outros materiais ao fio de Denim confere leveza e conforto ao produto final.

DRY LIGHT – O jeans é leve , o tecido é liso, limpo é o jeans da camisaria, a cambraia, os botões leves , os zípers invisíveis, tudo é leve e clean.



SUN ASHES – É o jeans queimado de sol, tão stonado que ele é quase branco, mas o branco aqui é acinzentado, em tons de gelo.

PAULA RITA | IMAGENS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR