Lavagens used nas lojas do Japão

Quando a gente fala em tecidos no denim um dos países que mais se destacam, depois da Itália e da Turquia é o Japão (atualmente o Brasil não fica muito atrás não). E, mesmo não sendo uma grife japonesa, algumas marcas utilizam seus produtos em diferentes partes do mundo.


E, quando pensamos em tecidos com tecnologia avançada, logo vem a cabeça o resultado em lavanderia, seja um simples amaciado, com técnicas a laser, ozônio ou com resinas. Cada artigo reage de um jeito, dependendo de sua construção e fibras.


Em pesquisa por Tóquio no Japão descobrimos inúmeros beneficiamentos diferenciados em grifes como American Eagle, Gap, Forever 21, Top Shop, Zara, Aeo Jeans, Moussy, Kapital, entre outras, que apostam nos efeitos vintage com muitos esbranquiçados, rasgos, puídos e furos em tonalidades que vão do delavé ao raw. Até as skinnis colors ganham leves ranhuras e as jaquetas surgem com desfiados por toda a peça.


Outra grande tendência é o marmorizado ou o tie dye que podem ser feitos de diversas maneiras, mais exagerados ou discretos. Há ainda o marmorizado com fundo bege e manchas no cinza. Uma profusão de rasgos incrementam as peças com jeitinho rocker.


Para os homens, interferências mais clean, com pontos de luz, riscos e bigodes. Costuras marcadas e barras viradas com detalhes são pequenos mimos fáceis de produzir.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR