Evento consolida sucesso e atrai novas parcerias

Santa Catarina cada vez mais busca alternativas para fomentar a criatividade e crescimento das indústrias têxteis da região, exemplo disso foi o 7º SCMC – Santa Catarina Moda Contemporânea, que aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro que a cada ano cresce em tamanho e identidade. O evento tem o visionário, Cristiano Buerger como presidente, que defende e aposta em inovações constantemente:“Com o apoio dos nossos diretores criativos, descobrimos onde queremos chegar. Seremos, em breve, um estado-referência em geração de tendências e comportamento”, acredita Cristiano.

Quatorze instalações apresentaram uma capsule collection desenvolvida entre colaboradores das empresas representadas e alunos de cursos de Moda e Design das instituições de ensino participantes. Com o comando dos diretores criativos do SCMC: Jackson Araújo e Luca Predabon , cada time criativo se inspirou em alguma característica desta identidade para criar suas coleções.

Os convidados assistiram a 2ª Mostra Institucional de Fashion Vídeos, que teve a apresentação de 14 filmes, cujas produções retratam através de imagens a ideia do tema “resort culture”. Já as ambiências se diversificavam em ricas instalações que apresentavam coleções divertidas e criativas das quais surpreenderam os convidados presentes, tudo muito bem cuidado, iluminação, espaço materiais usados e cores.

Confira as parcerias entre entidades educacionais e empresas:

Tecnoblu e Senai Blumenau: Nômade – inspirado na água-viva o time criativo desenvolveu mochilas ou bolsas funcionais, cujo conceito era a praticidade.

RVB Malhas e Senai Jaraguá: Água Viva – se inspiraram no mar para desenvolver uma linda coleção sportswear feminina.

Oceano e Assevim: Sunset – experiência prazerosa aos sentidos inspirados na Praia da Saudade, mais conhecida como Prainha, em São Francisco do Sul (SC) foi o desafio desse time, que buscou criar peças que dessem a sensação de liberdade para viver o momento.

Marisol e Uniasselvi: Interpretações lúdicas da exuberância natural da fauna e flora de Santa Catarina inspiram uma coleção com uma releitura da personagem Lilica Ripilica.

Lancaster e Udesc: O Ninho – O time utilizou como principal referência a cultura de birdwatching (ação de observar os pássaros em seu habitat natural), que vêm ganhando força no Sul do país – com estampas coloridas elaboradas através de novas técnicas de quadricromia.

Kyly e Senai Blumenau: Castelos de Areia Origamis e brincadeiras de crianças serviram de referência para a coleção desenvolvida pela equipe Kyly.

Karsten e Senai de Joinville: Mar é Pop – Experiência de bem-estar, resultou em jogos de cama com estampas bem humoradas e originais que vão além do usual e integram o mercado fun.

Hering e Udesc: Time for Pleasure – Com inspirações baseadas no Easy Living, a equipe desenvolveu sua coleção. A redescoberta do prazer, do conforto e do contato que consiste no hipermodernismo e na moda dialogando ideologias de coexistência.
Amélia Malheiros, Gestora de Comunicação Corporativa doa Hering aproveitou o evento para lançar o livro “Museu Hering” Conquistas e Possibilidades Criativas, Amélia presenteou o GuiaJeanswear com o belo exemplar.

Fakini e Udesc: Tchibum- O maior playground é a imaginação. Com esse pensamento, o time apostou em uma coleção com o objetivo de dar um novo conceito à marca Playground.

Dudalina e Senai Criciúma: Tempo – A natureza, a leveza e a mobilidade serviram de fonte de inspiração para esse time. A ideia da equipe foi fazer uma alfaiataria de praia, mais confortável, de acordo com o tema resort.

Digra e Udesc: Ventos e Velas – As paisagens marítimas do litoral catarinense, com suas cores vivas encontradas nos barcos e as sensações trazidas pelo mar, vento, água e fluidez foram o mote da coleção.

Dalila e Senai Rio do Sul: Infinity Spa – Entrar num ambiente e se envolver completamente nele. Afetar os sentidos e se desconectar do resto. O conceito desde o início é o sonho, pois tem a ver com a origem da empresa Dalila.

Audaces e Univali: SC Spotlights- Evidenciar a diversidade e a riqueza natural e cultural que o Estado tem a oferecer, direcionando luzes e holofotes para estas características. A proposta foi dividida em dois subtemas: Urban Village, referenciando o litoral, as particularidades catarinenses e a colonização açoriana, aliados ao luxo e a elegância retrô e o Hill Hightech, inspirado na beleza das serras e cachoeiras, associadas ao conforto, prazer e bem-estar.

Altenburg e Uniasselvi: Viagem dos sonhos – Travesseiro remete a aconchego, que remete a sono, que remete a sonho. O time da Altenburg buscou referências nas várias paisagens catarinenses para compor sua linha de produtos.

IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR