Seis meses após a sementeira, a primeira safra de algodão da Nicarágua irá ser colhida em breve, indicou o Ministério da Agricultura e das Florestas (MAF) do País. O ministro Ariel Bucardo revelou que as 1.600 áreas cultivadas, sobretudo localizadas na região norte, devem produzir entre 40 e 45 quintais por área, levando a aproximadamente 64 mil quintais no total. Um quintal é o equivalente a 100 quilogramas.
O produto gerou muito emprego, que é o motivo pelo qual começamos a experimentar de forma moderada e esperamos que, se os resultados forem bons, como os que estamos atualmente conferindo, vamos gradualmente aumentar a produção de algodão, afirmou Bucardo. Além disso, o Ministro assegura que a produção da matéria-prima do país será suficiente para fornecer a procura internacional e deverá ser um negócio lucrativo.
Empresas nas Honduras e em El Salvador já demonstraram interesse em comprar o algodão da Nicarágua. Además, a oferta local de matérias-primas deverá atrair novos projetos de investimento estrangeiro para o setor têxtil, e pode levar à reabertura de empresas como a Cone Denim.
O projeto, liderado pelo governo juntamente com a ProNicaragua – a agência oficial de promoção do investimento – e a Associação Nacional de Têxteis e Vestuário (Anitec), foi dividido em duas fases. Durante a primeira, 14 produtores privados envolveram-se em um programa piloto para observar a performance da colheita, a resistência da semente e determinar o tipo de sementes adequadas. Já a segunda fase do projeto inclui um aumento da área de produção nos próximos cinco a sete anos, para passar a fornecer algodão bruto às empresas têxteis e de vestuário que operam na Nicarágua. O objetivo é que isso permita reduzir o custo da produção local de vestuário.
PORTUGAL TÊXTIL | FOTO: REPRODUÇÃO










