Desenvolvido em parceria com a Obra Kolping, uma associação sem fins lucrativos, o projeto social “Meu Primeiro Emprego na Indústria do Jeans” traz proteção e promoção do direito do adolescente, em situação de vulnerabilidade, na garantia do acesso a uma qualificação profissional adequada para a área industrial do jeans. Serão 12 meses de duração, sendo dividido em duas turmas de 20 adolescentes cada.
O projeto busca transformar realidades no exercício da cidadania, articulando ações de defesa de direitos por meio de formação e trabalho. Os adolescentes irão aprender através de oficinas temáticas desde a história do jeans, do processo de produção até a finalização da peça, bem como o movimento de mercado de trabalho da área e as principais posturas adequadas para atuar dentro de uma empresa.
Além das oficinas temáticas, serão realizadas visitas técnicas em empresas denim, como lavanderias e confecções. O objetivo de conhecer a realidade local de todo o processo de produção do jeans.
Os adolescentes também serão convidados para participarem do Programa Jovem Aprendiz do Senai, dando a oportunidade de uma efetivação do primeiro emprego na área do jeans. O Instituto Federal Catarinense irá ministrar o conteúdo sobre manufatura avançada, além de emitir os certificados de participação.
As atividades do projeto proporcionarão vivências e trocas de experiências através de oficinas e visitas técnicas, da fibra a peça pronta, promovendo um amplo conhecimento da indústria de confecção de jeans, setor que disponibiliza muitos empregos na cidade de Rio do Sul e com constante carência de mão de obra.
O projeto também conta com alguns objetivos compatíveis com os “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que surgiram com o objetivo de suprir os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que o mundo enfrenta.
Além dos profissionais técnicos da entidade, como psicóloga, assistente social e educadora social, o projeto foi pensado e estruturado em conjunto com a Ana Paula Henkel, pós-graduada em Moda pela UDESC/SC e CEO da Tecnidenim, que atua a mais de 25 anos no mercado jeanswear como consultora de estilo e com amplo conhecimento nos processos da confecção e lavanderia. Outros profissionais da área que atuarão nas oficinas temáticas de acordo com sua área de formação e experiência no mercado.
Esse projeto já está aprovado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio do Sul, e existem algumas formas de contribuir. Por parte de pessoas jurídicas, precisam estar enquadradas como Lucro Real e podem através da chancela destinar seu imposto de renda ao projeto, podendo também contribuir por doações espontâneas em uma conta específica do projeto. Pessoas físicas podem destinar seu imposto de renda ou fazer doações espontâneas também.
O projeto conta com grandes parceiros: IFC, FIESC, SINFIATEC; empresas da região, Ziann Jeans, Monnari, Lavanderia Cristal, Lavanderia Tomazoni, AME aviamentos, Proposta Verde, Rodrigo Cedric Photos, e empresas que são fornecedores da região: Têxtil Canatiba, Dallmac, Coratex e Hi-Tech. Além de outros que já demonstraram interesse desde que o projeto foi divulgado.
Atualmente, o projeto será executado na cidade de Rio do Sul/SC, existindo a possibilidade de extensão para outros municípios, estudos já estão sendo feitos.
O jovem que deseja participar do projeto precisa estar dentro dos critérios pré-estabelecidos, como: interesse no programa “Jovem Aprendiz” e no segmento do jeans, baixa renda familiar, morar em Rio do Sul, ter entre 14 e 17 anos. Atendendo a estes critérios deve entrar em contato com a Obra Kolping para fazer sua inscrição.
Para os interessados em se inscrever ou contribuir com o projeto segue o contato do WhatsApp da Obra Kolping: (47) 99653-2612.
Fonte: Redação | Foto: Divulgação









