99 maneiras de prolongar a vida útil do seu jeans

O Projeto 99 vai te mostrar 99 maneiras de transformar uma peça de jeans. Através do upcycling, um processo que transforma coisas em outras coisas sem precisarem passar por um processo de reciclagem, Janaína Ramos propõe vida mais longa ao denim e vai contra o frenesi do fast-fashion.

“O jeans é uma peça que está presente no guarda roupa de 10 entre 10 pessoas. É um ícone de moda e estilo. E também, como vários produtos da indústria da moda, muitas vezes, sua produção está associada a práticas de trabalho escravo e poluição ambiental”, afirma Janaina.

Janaina, que é bacharel em Design Gráfico e mestre em Design, explica a ideia do projeto: “O Porjeto 99 é uma forma de disseminar a um maior número possível de pessoas o pensamento do slow-fashion (exatamente o oposto do fast-fashion), onde as roupas não precisam ser descartáveis e descartadas indiscriminadamente, e mesmo após seu uso como roupa, pode ser outra peça de roupa ou outro objeto, ainda com vida útil”.

Na prática, o projeto serve como uma plataforma criativa que conversa com as pessoas através do canal do You Tube, mídias sociais (Facebook e Instagram) e workshops. No YouTube, a cada semana será publicado um vídeo ensinando como transformar uma calça jeans – desde como fazer uma simples bainha até transformar aquela calça encostada no armário em coleira para seu cãozinho. Serão 99 vídeos tutorais e três vídeos introdutórios.

O lançamento oficial do projeto será durante a Bienal do Design, no dia 11/07/2015. Janaina afirma que quer atingir “pessoas familiarizadas com internet, que gostam de costurar, customizar suas roupas e que estão interessadas em conhecer formas diferentes de transformar uma peça, sem haver a necessidade de comprar um novo objeto”.

Workshops

Os workshops trarão peças da Limonada Design, Moda e Arte, uma linha objetos exclusivos de design e roupas produzidas a partir da reutilização de jeans. Abordará ainda, conceitos de customização e composição e apresentará uma parte das 99 ideias entre fáceis, médias e difíceis para dar uma nova cara àquela calça jeans esquecida no fundo do armário.

Atualmente, Janaína está buscando marcas parceiras e apoiadores para fornecimento das calças, aviamentos e realização dos workshops nas principais cidades que comercializam as marcas. Para mais informações, envie um email para contato@janainaramos.com.br.

REDAÇÃO | FOTO: DIVULGAÇÃO