A invasão das estampas no Jeanswear – Inverno 2014

Colocando o fator sustentabilidade à parte, já que o mesmo é interpretado atualmente como uma exigência para quem quer ganhar mercado o GuiaJeanswear iniciará uma série de publicações expondo as principais análises de moda resultantes das percepções de formas, lavagens, fits, cores e beneficiamentos das coleções apresentadas na Bread&Butter e demais feiras relevantes do segmento que ocorreram paralelas em Berlim.


As análises tomam como referencia as coleções jeanswear apresentadas nas feiras Panorama, Premium e Bread&Butter que aconteceram nos dias 15, 16 e 17 de janeiro em Berlim. Essas feiras reuniram as principais marcas jeanswear da atualidade de origens japonesas, italianas e alemãs.

Entre os apontamentos destacamos neste texto inicialmente a febre das estampas tridimensionais, bem como os motivos diferenciados e decorativos aposto que foram as informações de moda mais características desta temporada.

Grandes marcas como a Mac jeans, a 0039 Italy, e a Supertrash investiram em tal recurso como estratégia para mixar a coleção de vintages. Percebido como um forte investimento as estampas foram apresentadas em grande parte no alto relevo criando texturas similares à ondas na superfície dos tecidos. O grande número de interpretações fez com que o visual das peças ficasse bastante diferenciado com relação às temporadas anteriores especialmente pela união com o recurso de novas lavagens e acabamentos especiais.

Toques que lembram camurça, emborrachado, siliconado, etc…, Independente das mudanças no visual do tecido dadas pelo beneficiamento as estampas aparecem de tal forma que sobressaltam das peças, criando uma tridimensionalidade única, a marca Lerock que estava presente na Premium estampou os bichos nas peças sobre sarja em cores fortes. Confira os principais motivos interpretados nas estampas e lavagens:

Bichos – As feras continuam soltas! As estampas de onça, tigre, zebra, avestruz, além de continuarem no guarda roupa feminino das calças e camisaria, invadem também o guarda roupa masculino para o Inverno 2014. É um apontamento global, de que o público masculino vem se tornando cada vez mais adepto e bem resolvido quanto às propostas de moda com visual decorativo, a exemplo das estampas de bicho.

Flores – E vejo flores em você! Gostando ou não, muitos serão adeptos às calças floridas que já se encontram nas vitrines da Europa como lançamentos de primavera verão e que contagiarão o Inverno 2014 brasileiro. Nas três feiras que aconteceram em Berlim, as calças floridas apareceram em quase todas as coleções jeanswear, elas sobressaltam no alto relevo das estampas que se encontram bem coloridas ou em tom sobre tom nas calças em índigo e denim coloridos, tornando-se peça de desejo dos fashionistas. As marcas presentes na feira Panorama, Betty barclay e MillionX e a Jagg No Drop, ofereceram propostas bem diferentes relacionadas a esses motivos.

Arabescos e ou com cashemere– Jeans e camisas envolvidos em estampas que são verdadeiros labirintos de arabescos e cashemeres se destacaram tanto quanto as flores nas coleções.

Listras – Isso mesmo, listas e mais listas! É a confirmação da tal “Lei da verticalidade” identificada nas microtendências e legitimada como um bom apelo comercial através das coleções globais de maior visibilidade. Preto no branco, branco no preto – como mostra a marca Acquaverde na foto – elas são relativamente largas e se estendem ao dourado no délavé, preto no délavé, branco com marinho, prata no preto ou vice e versa, vale ousar em cores, porém tomar cuidado na quantidade, pois os brasileiros ao mesmo tempo que absorvem rápido uma moda, uma estampa, em tempo curto ele se desquita dela.

Poá – Micro poás abraçaram a camisaria em índigo, principalmente no segmento masculino. No geral o Poá estava presente em tecido maquinetado fundo escuro com poá branco, ou fundo délavé com poá índigo, a marca 120% apresentou camisas com essas características de composição 100% linho.

Camuflados – A estampa camuflada apareceu nas peças femininas cargos skinny ou simplesmente super skkiny, em tons de azuis, caquis e verdes. A marca Care Label usou esse motivo de estampa do lado avesso do jeans, que propunha virá-lo e usar totalmente camuflado com barra virada lisa, ou vice e versa.

Gráficos ou gravataria – As estampas gráficas aparecem em menor intensidade, mas para marcas que querem apostar nos jeans estampados, vale a pena a inclusão nas coleções.a

Metalizados – peças totalmente revestidas de uma cor só metalizada era obrigatório tê-las para acompanhar as jeans estampadas nas coleções, quem interpretou bem essa proposta foram as marcas Diesel Black Gold, Adriano Goldschmied e Geisha. Já a marca Seven for all foi além da bicharada peluda, a marca se inspirou em animais como pavões e pincelou os jeans com penas metalizadas.


Outras técnicas usadas para estamparia no jeanswear além das aplicações em alto relevo foram as estampas corrosivas como demonstra a foto da marca American Vintage, dando um tom de claro e escuro no jeans, nas próximas edições do Guia de Tendências, confira as estampas em corrosão também!

IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR