Abvtex se torna membro do Pacto Global da ONU

Entidade que reúne mais de 100 das principais marcas do varejo de moda do país, Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) passa a ser parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU). A iniciativa busca mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

O Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nessa agenda, por conta da criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao ingressar no projeto, a Abvtex se compromete a reportar a cada dois anos o progresso em relação aos dez princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas de sustentabilidade.

“Com o ingresso no Pacto Global da ONU, temos o objetivo de engajar nesta iniciativa a cadeia de valor da moda e contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade”, aponta Edmundo Lima, diretor-executivo da Abvtex.

Desde 2010, a Avtex tem um programa de boas práticas na cadeia produtiva da moda que está em consonância com 12 dos 17 ODS da ONU, sendo reconhecido por seus expressivos resultados em prol da responsabilidade socioambiental, do compliance e da promoção do trabalho decente na cadeia de fornecimento das principais redes de varejo de moda no Brasil.

Vale destacar que o Pacto Global, criado em 2000, foi ealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da Abvtex e suas associadas com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área.

A iniciativa também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução / Abvtex