Acabamentos, fits e estilos confirmados para o denim pela capital de moda italiana

Denim dividido entre acabamentos de alfaiataria, visual setentista trabalhado, lavados com jeitão masculino, ou enriquecidos por patches decorativos. Com o fechamento da maioria das temporadas de moda; tratamentos e inspirações fortes para o Inverno 2018 já se mostram desenhados; faltando apenas o aval final da cidade luz. Milão consolidou propostas fortes; como os fits antiquados, interpretados no índigo uniforme; os volumes amplos e conceituais, criados a partir do look camponesa; a postura viril masculina, somando formalidade ao segmento feminino; e principalmente a lógica dos patches em excesso, ligando-se ao glamour e ao gosto apurado e elegante.



Nas interpretações em denim com pegada masculina; Milão focou a elegância e o alinhamento pesado e estruturado; salientando os fits reto, baggy e pantalona – este último com entrepernas mais enxuto e lavagens mais viris. Já no aspecto alfaiataria, a capital italiana mesclou volumes asiáticos com o resgate de fits ultrapassados; como a cigarrete mais soltinha, a baggy, e os macacões molinhos – apresentados como escolha de moda graciosa e descolada para diálogos com moletons, quimonos, e tricôs.



A lógica dos excessos ornamentais, e do jeans decorado por imagens e patches alcançou leitura de madame em Milão, e legitimou a permanência das cropped flares, da linguagem frayed, das lavagens icônicas do jeans, do boyfriend e dos rasgadinhos esparsos. Foram aplicações com desenhos mais ricos, materiais mais nobres, brilhos, pedrarias e linhas metalizadas.


O jeito de moça, por sua vez, foi contemplados pelos experimentalismos do estilo camponesa – que inspiram pantalonas mais criativas e românticas – promovendo um ineditismo maior aos fits. Além disso, foi um tema que ponderou a linguagem do jeans com a ideia de alta moda – sem deslizar na definição luxo e ostentação. Saias longas, sobretudos com silhueta de vestido, peças com jeitão upcycling ilustram este tópico, que teve seu ponto alto no desfile de Vionnet.

VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO