Ambiente oportuno para o denim double-face e jeans reversível

Já imaginou, usar um blue jeans tradicional, com estilo “five-pockets” para trabalhar, e no fim do expediente dar uma sutil passadinha do “toillete” para virá-lo do avesso e transformá-lo em uma legítima calça metalizada de balada? Uma mudança no make-up, cabelos soltos e voi-la!


Pois foi em 2011 que a marca BleuLab lançou uma coleção com jeans reversível. Com a proposta, a marca encorajou-se a produzir estampas e aparências bem mais ousadas para o jeans. Metalizados, texturas decorativas foram alguns exemplos. Na temporada de inverno 2013, com a ampliação do repertório de estampas e alterações na superfície do denim a “sacada” de confeccionar um jeans com dois lados direitos elevou seu valor comercial no mercado.


A BleuLab continua líder no desenvolvimento de tais peças. Mas já podemos observar outras marcas como Supertrash e Tripp apresentando criações verdadeiramente usáveis em ambos os lados: com passantes, simulação de bolsos e todas as exigências para simulação de uma five-pockets. Além da profusão de estampas, metalizados e camurçados também a jogadinha da barra dobrada é propícia para a difusão e valorização de tais peças no mercado.


As marcas que não confeccionam peças absolutamente reversíveis, investem em avessos decorativos, coloridos e caprichosos, para atender às exigências de qualidade e “styling” de enrolar o avesso das calças. O lado “chamativo” da peça, ganha pespontos contrastantes, que coincidem com a tonalidade do lado discreto da mesma.Assim, temos pespontos invisíveis de um lado, e aparentes no outro.


Nossa galeria enfatiza a Bread&Butter, e o preview aberto à imprensa global da marca Bleu Lab. Mas incluímos também, bons exemplos do varejo net, e alguns “picks” da moda de rua e wgsn enfatizando a barra estampada como detalhe em alta nos looks de inverno. Aos fabricantes de matérias primas e lavanderias do segmento, a seleção oportunizará uma boa síntese das estampas e aparências decorativas do denim. Às equipes de pesquisa e desenvolvimento, fica o desafio de encontrar a modelagem e a sequência de montagem para tais peças, e o alerta para garimpo de exemplares em viagem. O diferencial, e o apelo comercial, é inegável.


ViVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO