André Duarte é destaque em livro que reúne entrevistas com experts em lavanderia

Uma seleção de bagagens profissionais, histórias de vida, e expertise dos maiores nomes em lavanderia denim do mundo. Foi com esta proposta, que neste ano o universo denim assistiu ao lançamento do livro italiano The Overall. E não foi surpresa para a indústria do jeans nacional, encontrar o nome do consultor em lavanderia André Duarte, figurando em lugar de destaque junto a referências internacionais como Giovanni Petrin, da Lavanderia Martelli; e Hidehiko Yamane, da marca Evisu.



André se interessou pelo material e suas possibilidades logo na infância, quando seu pai, vendedor de tecidos; decidiu que seria um bom investimento fundar uma marca de jeans. Inquieto, logo aos dezessete anos começou a se familiarizar com a lavanderia em denim, e após aprender os conceitos básicos com seu pai, por volta dos anos 80 buscou aprender com profissionais que desenvolviam aspectos diferentes. Com essa trajetória de envolvimento, o expertise construiu um conhecimento de chão de fábrica inigualável, e que vem cada vez mais ganhando notoriedade e reconhecimento em patamar internacional.



No livro, André compartilha seu fascínio pelas variações de azul possíveis de se obter em um jeans vintage; contribui com sua experiência quanto às melhores técnicas para representação da passagem do tempo no tecido, e comenta sobre as singularidades que envolvem o tratamento do denim em seus diferentes pesos. Além disso, o expert opina sobre as tecnologias mais pertinentes para a exigência de sustentabilidade que permeia o mercado atual.

VIVIAN DAVID | FOTO: REPRODUÇÃO