Como combinado na última matéria, vamos falar sobre OZÔNIO e suas aplicabilidades no beneficiamento. O que de fato ele faz no denim? Bora desmistificar esse assunto!
O OZÔNIO é representado pela molécula O3, logo sua “matéria-prima” é advinda do O2, ou seja, do OXIGÊNIO.
Com ele é possível fazer estonagens, limpezas, envelhecimentos etc.
E COMO O OXIGÊNIO É TRANSFORMADO EM OZÔNIO?
Os “pulmões” da máquina de O3 captam O2 do ar do ambiente e, através de uma descarga elétrica potente (que pode ser por Efeito Corona ou Plasma) ocorre a “quebra” de boa parte das moléculas de O2 transformando-as em átomos livres de oxigênio. E, por eletro-afinidade, esses átomos livres de oxigênio se juntam às moléculas de O2, formando assim o O3. Por isso, considerar a potência do gerador de ozônio é tão importante na hora de adquiri-lo.
O OZÔNIO COMO AGENTE OXIDANTE
O O3 é o oxidante mais potente que existe na face da Terra, guardem essa informação.
Já o corante índigo, é um dos corantes de mais baixa solidez que conhecemos (para nossa alegria, mas também para nosso desespero).
Logo, a combinação entre esses dois é uma mágica só!
Vale ressaltar que o potencial de oxirredução do ozônio é em torno de 2,1W, o que faz com ele tenda a procurar, primeiramente, por moléculas soltas dentro na máquina, realizando a quebra de carbono delas. Testes qualitativos mostraram que o O3 é mais poderoso que o Hipoclorito de Sódio ou de Cálcio e até mesmo que o Peróxido de Hidrogênio dentro dos processos de beneficiamento do jeanswear.
O ozônio no beneficiamento pode ser aplicado a seco ou na água. Na água, ele remove sólidos soltos, como Ferro e Manganês, melhora a turbidez e o odor da água, resultando numa água de melhor qualidade para o tratamento de efluente e também na redução de alguns químicos comumente utilizados. Vale ressaltar que a água age também como um catalizador para o ozônio. Ou seja, por isso, técnicas de processos de ozônio a seco que levam paninhos brevemente úmidos, resultam em peças com boas marcações de costura e também possibilitam o desenvolvimento de diferenciados, como um marmorizado, por exemplo.
A aplicabilidade do ozônio é praticamente um sistema cartesiano, onde tempo e potência são os principais fatores a serem considerados. Sem falar da característica do corante do denim da peça, óbvio. Ah, e não se esqueçam de considerar todos os aviamentos da sua peça jeans, como por exemplo, viés e elásticos. Geralmente, nem tudo é compatível com a potência de oxirredução do ozônio.
Entretanto, o ozônio gerado por essas máquinas é incompatível como o nosso sistema respiratório, por serem extremamente oxidantes. Por isso, máquina específicas de ozônio, por vezes nem abrem suas portas enquanto não houver a redução do O3 em O2 novamente. O que corriqueiramente falamos de “tratar o ozônio”.
Falando sobre ECO-SUSTENTABILIDADE, certamente o ozônio é o n°1 dentro do beneficiamento! Aliás, vocês sabiam que é possível aplicar ozônio dentro do processo produtivo do tecido? Sim, ele pode até mesmo substituir o processo de mercerização, onde o uso de soda caustica se faz necessário. Gerando assim, denim ozonificado.
Obviamente, o assunto OZÔNIO é extenso e aqui nós falamos brevemente sobre sua aplicabilidade na lavanderia de jeanswear. Que tal deixarmos o assunto ativador de ozônio e, quem sabe de laser também, para uma próxima matéria?
Se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto, deixe seu comentário ou mande sua mensagem para nós! Nós vamos adorar falar mais sobre!!!
Um super beijo nosso!
Até a próxima matéria!
Fonte: Ju Medina e Geisa Camalionte | Foto: Divulgação