As braguetas que as brasileiras adoram em alta no Inverno 2017

Bragueta: aí está um detalhe do jeans em que o mercado denim nacional é sempre receptivo ao experimentalismo, já que é dotado de localização privilegiada no item. E lá, qualquer informação de moda se converte em charme, sensualidade, ou atitude. Somado à isso, muitas vezes ela é pretexto para aproveitamento de metais de outras temporadas. Em outras situações, sua reformulação é mesmo pura inspiração. Fato é, que a construção do fechamento frontal da calça jeans está em alta para a temporada de Inverno 2017. E o que é melhor: no formato abotoado, desta vez invadindo também os fits ajustados. Sendo assim, antes de encomendar aviamentos, vale revisar sobras de metais de outras estações e realizar o cruzamento de tais informações com as matérias primas e lavagens que serão trabalhadas: afinal, reaproveitamento também é uma tendência em alta.



No repertório de peças relaxadas, as coleções das marcas influentes oportunizam idéias que enfatizam o uso dos botões de casear, bem como a eliminação da braguilha e seu deslocamento no formato de fecho na traseira da peça. Assim, criam-se desenhos de abotoamentos militares no jeans com cara de alfaiataria, e o sortimento de calças definitivamente sai do comum. Já nos índigos, as marcas brincam bastante com as costurinhas interrompidas, e com as misturas de botões homogêneas que se igualam no aspecto e tamanho; porém diferem entre si no formato com toda a sutileza. A mesma ideia é levada para as lavagens macias e acinzentadas: porém nestas peças o botão é mais decorativo, leva no desenho o apelo de enfeite, e o aspecto é oxidado e esbranquiçado. Por fim temos as saias e as peças com apelo vintage, que apresentam misturas de metais mais desconectadas: nestes itens, as marcas apostam na alteração de banhos ritmadas, e mesmo no respiro de caseados fingidos entre os botões.



A aparência certinha dos botões repetidos e iguais não sai totalmente de cena – ela se mantém no entanto muito bem definida para os blacks do Inverno. Neles, o acabamento é mais polido e focado no prata metalizado. Neste caso, a leitura final é modernidade. Já nos grafites esmaecidos, muitas grifes apostaram no enfileiramento de aviamentos românticos, com desenhos de corações foscos e apagados. Em síntese, isolando o mix do pretinho indefectível e sedutor da estação, teremos muitas misturas de botões no jeans, o retorno dos aviamentos em formato de mimo, as brincadeiras entre costurinhas desobedientes, e as cativantes misturas com jeitão de quinquilharia elevando o jeans em sua localização mais visível: as sugestivas braguetas.


VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR