As evoluções da tendência para o jeans no Verão 2019

Que sorte a do mercado denim nacional, quando as movimentações globais de tendências jogam um olhar mais demorado na proposta do jeans enfeitado. Isso porque sabemos, que uma importante parcela do consumo nacional sempre opta por este tipo de peça – mesmo quando não é tendência lá fora – especialmente nas classes B e C, que sabemos, constituem o poder de compra mais numeroso do país.



E é isto que está acontecendo, obviamente com atualizações nos aviamentos, localizações e fits que servem de base para criatividade O Verão 2019 continua explorando a calça trabalhada: no entanto com menos flores, e mais metais, efeitos e aplicações. A estação traz ainda, como elemento de renovação, uma retomada romântica da estética biker. Além disso, destaca a localização lateral como uma área importante para agregar valor de moda no jeans.



Para os recortes ligados ao motociclismo, que já flertaram bastante com o sportswear, temos uma nova leitura: skinnies envelhecidas, em acabamento sempre mais claro, induzindo fechos, recortes e joelheiras a um look delicado. Seus diálogos são a t-shirt branca, a paleta pastel, e as rendas. Já as laterais, constituem o apelo principal do jeans nos fits boyfriend e baggy – principalmente nas lavagens e cartelas claras. Neste grupo, o aviamento fashionista da vez é o maxi ilhoz, sempre obedecendo a criação de efeitos verticais. E como aspecto mais explorado, temos as estampas de faixas simulando galões, os vivos, as aplicações cintilantes, e as reservas de pigmento.



Mas anote: nem todo jeans enfeitado vai ser vintage. Todas as lógicas decorativistas em voga: furinhos, pérolas, ilhoses, recortes biker, e gracinhas nas laterais; vão constar tanto na calça branca, quanto no black denim – o mais novo tecido obrigatório de verão do segmento.

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR