As novidades da Bread And Butter, Premium, Panorama e Seek

Aconteceu na última semana, como sempre em paralelo à Semana de Moda De Berlim, a temporada de feiras alemãs que conta com as feiras já conhecidas por lançar tendências no jeanswear: Bread And Butter, Premium, Panorama e Seek. Nós acompanhamos as principais novidades de cada uma delas para a temporada de verão 2017.


Bread And Butter


Antes um dos eventos mais famosos em se tratando de salões de moda, a Bread And Butter experimenta um ano amargo desde que anunciou sua mudança para Barcelona, que acabou não acontecendo. Na sequência, o cancelamento inesperado da edição de janeiro 2015 enfraqueceu ainda mais a importância da feira, que agora aconteceu pela última vez no seu famigerado espaço: o aeroporto Tempelhof.


Dos três dias do evento, que dessa vez tomou conta apenas do hall 5 e 6, com muitas marcas desconhecidas, o primeiro era o mais movimentado. Entretanto, os visitantes dessa vez não puderam contar com os espaços de interação que eram famosos nas edições da Bread And Butter.


Segundo a Sportswear International, várias marcas estavam insatisfeitas com a atmosfera triste e vazia que permeou essa edição do evento, enquanto outras permanecem ansiosas para as futuras edições. Entre as marcas mais conhecidas, estavam presentes no evento a Mavi Jeans, Japan Blue e Affliction, e a tendência em destaque foi a influência dos anos 70 na moda.


Apesar da indústria não saber mais detalhes sobre o futuro da Bread And Butter, já foi confirmado que o ecommerce Zalando adquiriu uma parte do evento. Com os investimentos do grupo, espera-se que as novas edições venham mais fortes, repaginadas e com um novo conceito, que deve incluir o consumidor final. Mais novidades devem ser divulgadas até o final de 2015.


Seek


A contemporânea Seek, que abre espaço para marcas urbanas e que conversam com a cultura da arte, música e cinema, continua se fortalecendo e ganhando novas marcas. Para essa segunda edição, o evento contou com 300 marcas do segmento casual, uma parceria com a marca de carros de luxo AUDI, que criou um espaço de inspiração mútua para o segmento automotivo e de moda, além de gastronomia e eventos de música promovidos pela Converse.


Entre as marcas já conhecidos pelos leitores do Guia JeansWear, estavam Fred Perry, Nudie Jeans, Flying Horse, Levi’s Made And Crafted, Levi’s Vintage Clothing, e Kings Of Indigo. Entre as tendências mais vistas, o destaque ficou para a estampa camuflada no tradicional verde militar.


Essa edição da Seek contou com a junção da Bright, feira que está na sua quarta edição e destaca marcas emergentes do segmento urbano e contemporâneo. Juntas, as duas feiras apresentaram mais de 600 marcas. A Bright foi recentemente adquirida pelo grupo da Premium e a consolidação das três feiras (Premium, Bright e Seek) visa fortalecer a moda alemã, e ganhar destaque no segmento de moda progressivo masculino.


Panorama


A Panorama permanece importante entre o segmento de marcas que se encontram “no meio”, a feira apresenta a moda comercial que trafega entre o segmento conceitual contemporâneo e premium. Durante os três dias do evento, o salão da Panorama permaneceu movimentado, com visitantes conhecendo as novidades de mais de 600 marcas, das quais 184 se apresentaram pela primeira vez no evento.
Colorado Denim, Desigual, Garcia Jeans, Blue Monkey, Mustang e Carrera Jeans foram só algumas das mais de 50 marcas que estavam presentes. As tendências destaque: white denim, jogg jeans, anos 70 e streetwear (ou urbanwear).


Premium


Com mais de 1000 expositores, sendo 200 marcas que estavam na feira pela primeira vez, e 1800 coleções, a Premium é agora a feira mais importante de Berlim. Nessa edição, o primeiro dia da feira contou com 70% de visitantes a mais do que na edição de verão passada, ou seja, a feira quase dobrou seu número médio de visitantes no primeiro dia. Os dois dias subsequentes mostraram aumento de 5% se comparado às outras edições.


O hall Activewear foi uma das novidades recebidas com grande interesse pelos visitantes, afinal, essa tendência forte parece ter vindo para ficar e guarda uma série de novidades. Entre as inovações por parte das marcas, a Joe’s Jeans apresentou um novo modelo com bolsos invisíveis, que serve para recarregar Iphones.


Entre as marcas participantes, destaque para Tiger Of Sweden, Drykorn, Rich and Royal, Dondup e Joe’s Jeans. O jeans esteve por todas as marcas, e ganhou estampas, trabalhos de lavanderia sofisticados, pedrarias, rebites… Ou seja, entre as tendências, o normcore, pelo menos no jeans, é coisa do passado.

MARINA COLERATO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR