As principais tendências apresentadas para o Inverno 2014

O Minas Trend Preview, que aconteceu de 8 a 11 de Outubro, adiantou os principais apontamentos para a temporada de Inverno 2014 e mostrou que o DNA mineiro e a moda festa são passíveis de se misturar às principais tendências internacionais sem perder a identidade.

As tendências que vêm sendo destaques no mundo, como a referência aos anos 90, o grunge e o sportswear, foram bem pontuadas e não ficaram disfarçadas em meios aos bordados e brilhos, recorrentes da moda mineira. Destaque para os moletons bordados de Fabiana Milazzo e as jaquetas bombers de Lucas Magalhães, LLAS e Jardin, trabalhadas com brilhos e paetês. Também na pegada anos 90, o styling de saias em lã áspera com casacos tweeds amarrados na cintura, o despojamento chic e o grunge artesanal apresentado por Aurea Prates renderam boas referências com apelo comercial.

A transparência foi trabalhada em quase todos os desfiles, com bordados e sobreposições pensadas. Outra tendência ladylike, as peças com jeito de lingeries, foram vistas na coleção da Ammis, através de vestidos leves e tops de seda, resultando na passarela mais sexy apresentada nessa temporada. Já a Vivaz apostou no feminino em referência aos anos 20, com transparências discretas e muitas miçangas, canutilhos e bordados.

As saias longas e midi foram os comprimentos mais reforçados do Minas Trend Preview. Apesar de muitas vezes remeter a um estilo mais senhora e não cair no gosto nacional, as peças foram muito bem trabalhas com styling jovem, com apelo comercial para meninas elegantes. Outra tendência reforçada foi o mix de tecidos, apresentados na coleção da Plural e E.Store. A Plural conseguiu unir o neoprene, a meia-malha, o moletom e o couro numa coleção bem editada, moderna e com apelo comercial.

Com características bem particulares, Victor Dzenk não abandonou sua personalidade maximalista, mas surpreendeu ao apresentar peças mais urbanas e vestidos de coquetel. A inspiração no Marrocos rendeu uma cartela de cores em tons vivos como azul Royal, vermelho pimenta e roxo. Nessa estrada particular, a Gig também seguiu sua própria rota ao fazer um desfile com fortes referências aos anos 80 e a pop wave. Modelos apareceram na passarela com cabelos curtinhos e espetados, vestindo estampas alucinógenas e geométricos coloridos, resultando em uma coleção com peças usáveis com apelo fashion.

Para o jeanswear a DBZ Jeans apresentou em seu stand denims básicos, resinados, acabamentos destroyed e o fit skiny. O grande destaque da coleção foi a calça que é carro chefe de vendas, com a tecnologia Elasfit® e um largo elástico na cintura, feito para moldar o corpo da mulher, proporcionando melhor caimento. Além do denim, a marca apresentou sua linha de camisaria com algodão Pima, malhas e seda mista. A cartela de cores aposta no preto e branco, cinzas, marrom, petróleo, roxo e azul.

MARINA COLERATO | FOTOS: AGÊNCIA FOTOSITE/REPRODUÇÃO