As principais tendências para o Verão 2013

As diversas inspirações usadas pelas inúmeras marcas expositoras da Bread&Butter Berlin resultou em um único tema: a Herança Vintage – o jeans nunca fica velho e ganha ainda mais valor mediante o uso. Em comemoração aos 138 anos do jeans, muitas releituras foram produzidas através dos temas militarismo, nautic life, anos 70, rockroll, império britânico ( quando estava no auge de seu poder), Estados Unidos e ícones que representam as mudanças comportamentais. Através dessas inspirações, que refletiram diretamente nos vintages apresentados pelas coleções, notificava-se que o streetwear está ainda mais glamuoroso.

Para a Primavera-Verão 2012 os destaques no jeanswear ficaram por conta das formas e cores, vamos conferir as confirmações de moda jeanswear para a próxima temporada:

EFEITOS: 3D

Muito amassado, bigodes, enrrugados, aliados às resinas resultam no mais tridimensional possível. Looks destruídos acompanhados de muito patches, tanto nos índigos quanto nos coloridos. Acid wash, efeito couro, puídos, devorê e abrasões, visual desgastado constituíam as peças vintage 3D sem perder o brilho.

CORES: Três gamas predomiram nos lançamentos das marcas que investiram nas cores: os coloridos queimados os brilhantes e os sofisticados. Para a gama dos queimados, as cores ficaram por conta do rosa antigo, verde água envelhecido, azul piscina queimado, laranja esfumaçado e amarelo pálido. Já nos brilhantes, o verde, amarelo limão, laranja fluorescente, e muito branco serão os destaques na cartela de cores do Verão 2013. No geral as cores representaram mais de 30% dentro do mix de produtos das coleções.


Algumas marcas preferiram sair fora dos coloridos alegres para investirem em tons mais sérios, os sofisticados, que são o vinho, tabaco, verde folha e azul anil, lembrando que independente da gama de cores a ser usada, o benefeciamento é o vintage, nada de crú.

FORMAS: Todas

No masculino – a forma ARCO – de funcionalidade ergonômica – calça que tem a perna assimétrica tipo cônico, graças às costuras torcidas e modelagem que segue o seu corpo em cinco direções.

SLIM FIT – Totalmente ajustada ao corpo.

CARGOS – Calça com corte reto e bolsos funcionais nas laterais.

CHINOS – Calças com corte e acabamento de alfaiataria, principalmente nas sarjas estavam presente em quase todas as coleções masculinas, a silhueta se tornava clássica e refinada.

CROPPEDS – bermuda até o joelho com barra virada.

Para o feminino – as CAPRIS ganham espaço dentro do verão nas formas SLIM FIT e BOYFRIEND.

WIDE LEG – Aparecem dentro das coleções que diversificam a coleção.

FLARES – Chegou para ficar.

CUTBOOT – Em menor intensidade, ela aparece também em coleções que apresentam um mix de produto maior.

CHINO – Também para o feminino com corte mais sequinho.

JEGGINGS – Aparecem mais que as Skinnies quase sempre com cós em malha elática, punho ou outros tecidos que proponham conforto.

CARROT – Presente nas versões capri e jodpur.

MAXI VESTIDOS – Em denim bem leve com mistura de malha em índigo.

MINI SAIA – Sempre com barra virada e ourela vermelha amostra.

SHORTS – BOYFRIEND – amplo com barra virada, e passante com cinto.

BERMUDAS – BOYFRIEND ou CROPPEDS com barra virada.

JARDINEIRA – BOYFRIEND curta ou longa.

AVIAMENTOS e ACESSÒRIOS:

ETIQUETAS:

Etiquetas em couro com aplicação do logotipo em metal ou cristal, etiqueta em denim bordada no mesmo tom dos pespontos. Etiqueta em couro cravada de cristais.

TAG´S:

De design arrojado confeccionados com materiais alternativos bem decorados, os tag´s aparecem sempre com uma mensagem de consciência ecológica.

BOTÕES:

Confeccionados com metais envelhecidos somente, esmaltados, pintados com gravações de alto relevo.

APLICAÇÕES:

Patches e muita renda de algodão serão aplicadas nas peças em denim.


SUSPENSÓRIOS:

Em couro ou elástico, eles aparecem para segurar e chamar atenção no jeans.

DETALHES:

Para a Primavera-Verão 2012, a barra virada com ourela vermelha ganhou destaque tanto no masculino quanto no feminino. Nos coloridos, elas aparecem sempre em tons diferentes e contrastantes com a peça.

Bijouterias, pinduricalhos, voltam a adornar as peças femininas.
Aplicações são feitas com rendas de algodão no denim, em modelos como vestidos, camisas, batas, jaquetas, shorts e até calça.

Aplicação de couro nos bolsos, etiquetas e recortes apareceram em marcas mais expressivas.

CIA DO JEANS:

Camisas floridas, listradas, coloridas, em patchwork, em denim blue, black, delavê, estonadas, valem todas nas formas slim fit para acompanhar o jeans.

Ainda para a temporada, é permitido declarar o amor pelo denim através da confecção de peças customizadas, com detalhes visíveis e inovadores propondo roupas versáteis e funcionais – muito ricas e detalhadas em materiais e fits.


Resumindo, as coleções masculinas ganham silhueta clássica refinada combinado à estética de cada marca, enquanto que as mulheres ganham coleções que valorizam a feminilidade, realçando a beleza natural de cada uma, expressando através de um estilo refinado glamour e interpretações individuais.
Construir, colorir, desgastar e customizar, vamos fazer para o Verão 2013 jeans como verdadeiras obras de arte.


Boa coleção!

IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR