As saias da temporada de verão 2016 no varejo europeu

A temporada de verão 2015/2016 promete ser marcada, principalmente, por referências anos 70 e é exatamente isso que já conseguimos confirmar ao fazer uma ronda nas grandes varejistas de moda em Barcelona. Enquanto a Denim By Première Vision já está falando sobre Inverno 2017, o varejo está a todo vapor vendendo a coleção da temporada de calor do hemisfério norte, que para nós se traduz em verão 2016.


Vamos trazer uma série de matérias que visam confirmar as tendências que já abordamos sobre a temporada, a começar pelas saias. Nós dissemos que a saia em jeans estava ganhando mais espaço e conquistando seu lugar no mix de produtos. Marcas como Guess, H&M, Stradivarius, Mango e Zara apostaram nelas em algumas formas essenciais: o fit A com botões frontais bem anos 60/70 (lembram da parceria da AG com a Alexa Chung?), a minisaia jeans reta que é resgatada dos anos 90, e aparece agora com efeitos desgastados e puídos, a saia lápis alongada e o shape evasê. Esses dois últimos fits que foram tendência forte na temporada de verão passada, agora perdem a força, mas ainda aparecem de maneira pontual.


Entre as cores, o azul intenso e o stone washed ganham destaque. Estampas como listras e poás aparecem de maneira bem tímida, porque o verão 2016 foca mais no denim tradicional trabalhado na lavanderia e deixa de lado estampas. Para finalizar, notamos as listras laterais na saia lápis da H&M que confirmam o apelo sportswear sugeridos pelas listras, principalmente em calças, mas que aqui aparece de maneira interessante na saia.


Mais referências de saias para a temporada de verão 2016, e que deve seguir também para o inverno 2016 você encontra aqui, aqui e aqui.

MARINA COLERATO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR