Atualizando as camisas chambray

Elas estão em alta nos editoriais, viraram os novos neutros do jeanswear e básicos globais. Peças trendy dos looks totais em denim, as camisas em chambray possuem alta probabilidade de já constarem no guarda-roupa pessoal de outras temporadas.


Assim, elas podem ser resgatadas do fundo do armário, com um certo ar de “obrigação”. Para quem não abre mão de vestir novidades, e aprecia otimizar seu acervo pessoal uma opção eficaz pode ser a customização. Entre as infinitas possibilidades, encontramos esse vídeo-tutorial da MTV, que mostra um procedimento simples e com grande efeito de atualização no visual da peça. Trata-se da aplicação de couro nos bolsos frontais.


Você vai precisar de uma camisa em denim com bolsos frontais (quanto mais leve e batido o tecido melhor), tesoura, linha preta, agulha, cartolina, régua, lápis e pedaços de couro (ou outro tecido que você deseja aplicar).


Meça os bolsos em todos os lados do seu contorno. Faça o molde com igual desenho ao bolso já existente, com as mesmas medidas. Pegue o pedaço de couro, e dobre-o formando duas camadas de tecido. Posicione o bolso que você desenhou, já em papel recortado, sobre as duas camadas de couro. Corte reproduzindo o desenho, deixando uma pequena folga para dobrar para dentro quando for costurar sobre o bolso já existente na camisa. Quando você terminar, terá dois bolsos exatamente iguais cortados em couro. Costure os bolsos recortados, sobre os existentes na camisa, dobrando a folga deixada no couro para dentro. Depois disso, você terá uma chambray seguindo o autêntico estilo biker.


Lembrando que o couro é apenas um exemplo, devido à alta do tema biker. Outros tecidos podem dar bons resultados, como florais, metalizados, pele, plástico (e porque não?) ou mesmo o próprio denim em diferente tonalidade. Se você é adepto de otimizar seu guarda-roupa reciclando recursos ociosos, também pode pensar naquela roupa abandonada, que você nunca usou mas ficou com medo de jogar fora, simplesmente pela aparência incrível do tecido. Boa sorte, e bons looks!


ViVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO