Atualizando o jeans com a estampa polka dot

Elas são cativantes, divertidas, e o que é melhor: extremamente atuais. As estampas polka dot passaram pelos desfiles de Nova York, Londres, Milão e Paris através de interpretações de grifes como Sisters by Simbling, Margaret Howell, e Creatures of Comfort, entre outros tantos nomes influentes para o ciclo da moda. As marcas de luxo podem até ser inacessíveis para a grande maioria dos mortais, mas não o jeans e suas elegantes técnicas de reciclagem. Portanto, se você tem uma calça jeans ociosa, uma vontade incontrolável de vestir uma peça trendy com divertidas bolinhas saltitantes, e ainda, um final de semana inteiro pela frente, tudo o que você precisa fazer é seguir os passos da nossa matéria de customização da semana.


Você vai precisar dos seguintes materiais: uma fita isolante, tesoura, um lápis com borracha na ponta, tinta de tecido (de preferência um tom fluo ou uma cor luminosa), e uma peça em jeans para estampar. Dê preferência a peças curtas, como shorts ou saias, para facilitar seu trabalho.


O primeiro passo é formar uma espécie de “gabarito” de fita isolante, que vai lhe auxiliar no posicionamento correto da estampa dot. Para formá-lo, estique a peça escolhida de frente, em uma superfície plana, e cole sobre o denim diversas tiras transversais deixando entre as mesmas uma “folga” correspondente ao diâmetro da borracha do lápis que você vai usar. Repita o procedimento, até cobrir completamente a peça, e depois faça uma segunda camada de tiras, desta vez colando a fita isolante na inclinação oposta. Quando você terminar, terá uma espécie de “rede” colada sobre o denim.


Com o “gabarito” pronto, você deverá “carimbar” o padrão “dot”, aplicando a borracha do lápis embebida em tinta, em todos os espaços vazados, e esperar secar. Depois é só puxar a fita isolante, e repetir o procedimento na traseira da peça, lembrando que você escolhe o tamanho do poá, basta pensar em outros objetos, como uma esponja de marca-texto sem tinta, ou mesmo um estêncil. O resultado final é nada mais nada menos do que uma peça do seu guarda-roupa alinhada às tendências da temporada de verão 2015. Abaixo o vídeo, demonstrando toda a transformação.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO