Aviamentos discretos marcam presença na estação

Atualmente o mercado oferece toda uma gama de aviamentos em diferentes materiais como metais, brilhos, botões, cristais, pedras, entre outros, que podem modificar completamente uma peça, seja para o público masculino, feminino ou infantil. Há opções para todos os gostos, porém na temporada Verão 2017, descobrimos em nossas pesquisas pelas feiras europeias uma profusão de metais e seus derivados em pontos localizados, mais discretos ou levemente salpicados pela calça. Uma tendência que marca a estação é o “menos é mais” portanto vale a pena investir em tachinhas menores, arredondadas ou mais achatadinhas que podem vir em bolsos , nas laterais ou no cós, brincando com novos desenhos, formatos e tamanhos.


Outra sugestão interessante é mesclar tipos diferentes de aviamentos como os cestavados e as micro tachinhas arredondadas ou ainda misturá-los à filigranas e bordados formando novos padrões que prendem o olhar. Os brilhinhos aplicados como transfers são práticos e iluminam qualquer área do denim. Eles podem também estampar bolsos em desenhos criativos.


Já para um público que segue o estilo vintage ou rocker pode-se ousar mais com bordados nas costas de casacos ou jaquetas e metais variados. O contraponto de rasgos e puídos e as delicadas pérolas ou banhos diferentes são misturas que fazem sucesso principalmente no segmento jovem. Outro público-alvo, as mulheres que valorizam um bordado, brilho e cores, vão amar as aplicações de pedras em diferentes tonalidades, exageradas ou menores formando flores ou ainda mescladas por toda a peça – elas agregam valor aos produtos. Destaque ainda para as miçangas e canutilhos que vêm aplicados em tecidos como tule e servem como “forros” nos rasgos das calças.


Manchas, desgastes e muitas tachas que cobrem totalmente a peça, paetês coloridos em faixas juntamente com rasgos ou fechos diferenciados colocados estrategicamente perto das barras também prometem fazer sucesso na estação, porém para clientes bem específicos. Vendas certas são os detalhes permeando bolsos, cós, laterais das calças ou costas e golas de jaquetas, mas sempre pense em seu consumidor, utilizando materiais e acessórios de acordo com sua coleção.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR