Blue Jeans Go Green inclui reciclagem na construção civil

Tudo começou em 2006, quando precisamente quatorze colégios e universidades Americanas deram início a um programa de coleta de jeans para a elegante solução da reciclagem. O êxito da iniciativa, intitulada Blue Jeans Go Green™ , fez com que em 2007 novas instituições participassem do programa. Porém desta vez, o resultado tornou-se mais profissional: 14.566 peças de denim foram transformadas em 70.000 metros quadrados de um produto de isolamento para construção civil, que auxiliou na reconstrução dos danos causados pelo terrível furacão Katrina.



O programa, que é patrocinado pela Cotton Inc, está promovendo até sexta-feira, 27 de setembro, um leilão intitulado “The Great Denim Challenge”. O objetivo é alcançar o marco de 1 milhão de calças recicladas e como incentivo para as doações, constam nada mais nada menos do que treze peças autografadas por celebridades como Britney Spears, Heidi Klum, Hayden Panettiere, e a brasileira Adriana Lima.



O leilão ocorre online pelo site do programa Cotton Inc e promete transformar todo o produto arrecadado na já mencionada manta de isolamento ecológica denim UltraTouch™. Usada como miolo para construção, os rolos são manufaturados através de processos seguros para o meio ambiente, utilizando como composição principal 85% de fibras de algodão reciclado. O resultado final é livre de materiais irritantes como fibras de vidro, formaldeídos ou produtos químicos cancerígenos, e também é diferenciado pelo elevado desempenho de isolamento acústico e térmico.



Atualmente todo o denim coletado através do programa Blue Jeans Go Green™ é reciclado e transformado no diferenciado denim UltraTouch, sendo que a quantidade de 250.000 metros quadrados é distribuída para partidos humanitários e construções cívicas do país. Para contribuir com o programa, Universidades, varejistas, corporações que trabalham com o denim e mesmo o consumidor final, podem entrar em contato para se tornar um “denim drive” e colaborar com a arrecadação do jeans que será reciclado, através do site http://www.bluejeansgogreen.org.

VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO