Aconteceu entre os dias 3 e 5 de Setembro, a feira Munich Fabric Start, em Munique na Alemanha. O evento, que apresentou as novidades em tecidos e acessórios para o Outono/Inverno 2014/2015 europeu, contou com 950 expositores internacionais e reuniu cerca de 20.000 visitantes. A feira acontece anualmente e cada vez mais vem recebendo representantes importantes. Esse ano, em soma com os visitantes alemães houve um aumento de insiders da indústria do sul e norte europeu, incluindo times criativos de marcas como Max Mara Group e Diesel.
A Munich Fabric Start reserva o espaço Blue Zone para 65 representantes do segmento jeanswear apresentarem suas novidades e apostas para o mercado índigo. Com o tema Psy.Chic Punk as peças apresentadas traduziram o espírito agressivo do punk e as expressões exageradas do movimento. Destaque para os pesados elementos do rock n roll biker como grandes zíperes, jaquetas perfectos (ou bikers) combinadas com motivos de metais em cores básicas como preto, cinza e branco com transparência e estampas macro. A silhueta slim com strech continua representando a maior parte dos fits. Já os tipos de denim são variados e cuidadosamente combinados como o raw com vintage, raw com raw e o used com o used. Em contrapartida, o mercado alemão em geral, continua focando sua atenção ao jeans colorido e com strech mesmo que no mercado global, os pedidos para jeans coloridos caíram consideravelmente dando espaço gradualmente ao retorno do vintage e do tradicional used.
Uma das atrações mais interessantes da Blue Zone foi o Cube X, espaço reservado para palestras e conferências com diversas pessoas importantes do segmento jeans. Desenvolvido em colaboração com o consultor de denim da feira, Piero Turk, essa nova área foi criada como um tanque de idéias apresentando diversas inspirações do mercado internacional que aborda desde a origem do denim até o acabamento perfeito. O Cube X também recebeu a loja conceito da Chucks Vintage com base em Los Angeles, que vende jeans raros e vintages, considerada a loja mais importante como destino para designers e stylists. Para completar o espaço, foram expostas fotografias e colagens do fotógrafo Farhad Samana, uma seleção de processos de lavagens da lavanderia italiana Blue Jeans e uma coleção rara de livros de moda e design da Soda Books.
Para encerrar, uma inovação tecnológica foi lançada durante a feira por uma fábrica especializada em produção de tecidos e jeans, a italiana MIC. O aplicativo MIC Master, especial para Ipad e Ipad Mini reconhece as fotos de roupas e a diferença das tramas em cada peça e permite que o designer faça o pedido dos tecidos que mais lhe agrada, sendo entregues em seu ateliê em um prazo de 1 a 2 dias.
SPORTSWEAR INTERNACIONAL POR: MARINA COLERATO | FOTOS: REPRODUÇÃO