Blue Zone apresenta novidades e apostas para o mercado alemão

Aconteceu entre os dias 3 e 5 de Setembro, a feira Munich Fabric Start, em Munique na Alemanha. O evento, que apresentou as novidades em tecidos e acessórios para o Outono/Inverno 2014/2015 europeu, contou com 950 expositores internacionais e reuniu cerca de 20.000 visitantes. A feira acontece anualmente e cada vez mais vem recebendo representantes importantes. Esse ano, em soma com os visitantes alemães houve um aumento de “insiders” da indústria do sul e norte europeu, incluindo times criativos de marcas como Max Mara Group e Diesel.


A Munich Fabric Start reserva o espaço Blue Zone para 65 representantes do segmento jeanswear apresentarem suas novidades e apostas para o mercado índigo. Com o tema Psy.Chic Punk as peças apresentadas traduziram o espírito agressivo do punk e as expressões exageradas do movimento. Destaque para os pesados elementos do rock n’ roll biker como grandes zíperes, jaquetas perfectos (ou bikers) combinadas com motivos de metais em cores básicas como preto, cinza e branco com transparência e estampas macro. A silhueta slim com strech continua representando a maior parte dos fits. Já os tipos de denim são variados e cuidadosamente combinados como o raw com vintage, raw com raw e o used com o used. Em contrapartida, o mercado alemão em geral, continua focando sua atenção ao jeans colorido e com strech mesmo que no mercado global, os pedidos para jeans coloridos caíram consideravelmente dando espaço gradualmente ao retorno do vintage e do tradicional used.


Uma das atrações mais interessantes da Blue Zone foi o Cube X, espaço reservado para palestras e conferências com diversas pessoas importantes do segmento jeans. Desenvolvido em colaboração com o consultor de denim da feira, Piero Turk, essa nova área foi criada como um tanque de idéias apresentando diversas inspirações do mercado internacional que aborda desde a origem do denim até o acabamento perfeito. O Cube X também recebeu a loja conceito da Chuck’s Vintage com base em Los Angeles, que vende jeans raros e vintages, considerada a loja mais importante como destino para designers e stylists. Para completar o espaço, foram expostas fotografias e colagens do fotógrafo Farhad Samana, uma seleção de processos de lavagens da lavanderia italiana Blue Jeans e uma coleção rara de livros de moda e design da Soda Books.


Para encerrar, uma inovação tecnológica foi lançada durante a feira por uma fábrica especializada em produção de tecidos e jeans, a italiana MIC. O aplicativo MIC Master, especial para Ipad e Ipad Mini reconhece as fotos de roupas e a diferença das tramas em cada peça e permite que o designer faça o pedido dos tecidos que mais lhe agrada, sendo entregues em seu ateliê em um prazo de 1 a 2 dias.

SPORTSWEAR INTERNACIONAL POR: MARINA COLERATO | FOTOS: REPRODUÇÃO