Braguilhas em diferentes estilos no inverno 2014

Dentre todos os detalhes de uma calça jeans passíveis de ganhar alterações no visual, a braguilha, definitivamente, é a localização que alcança maior notabilidade enquanto receptora de novos formatos. O fetiche da sugestiva construção, e seu posicionamento superior frontal, são elementos responsáveis por aumentar a visibilidade dos detalhes de moda, quando reservados à mesma.


Conclusão: quando o objetivo é renovar de maneira enfática o visual de um jeans, tornando clara e direta a percepção do seu apelo fashion, a braguilha representa uma boa estratégia. Não é a toa que o jeans da classe “C” investe nas braguilhas transpassadas, inclusive para o menswear. No entanto, a lógica também tem suas versões chic, e algumas marcas que investiram nas braguilhas diferenciadas trouxeram na temporada de inverno, diferentes estilos, extrapolando o apelo “sedutor” para leituras modernas, futuristas, urbanas e até românticas: todas inclusivas do público masculino.


Nomes como Diego Milano, Dondup e McGuire são boas referências quando o quesito é sedução, evidenciando que nada supera uma calça skinny bem ajustada, pontuada por braguilhas abotoadas, ou mesmo fechos aparentes, especialmente quando são propostos diálogos com o toque coated ou emborrachado. No entanto o discurso muda para o status de “luxo” quando a cintura se eleva, e os botões adotam banhos metalizados.


Já o jeitão urbano e moderno, tem sua leitura mais representativa da temporada através das braguilhas transpassadas da R13. Em estilo similar, beirando o futurismo, a CDA formulou novos formatos através de cortes sinuosos combinados ao prolongamento do cós. Ainda no estilo “futurista”, temos o exemplo da braguilha lançada por Balmain, estilo biker, que também pode ser vista na peça metalizada do editorial Elle Austrália.


Por fim Isabel Marant trouxe as braguilhas no estilo “lace up” (com amarrações), conferindo uma leitura graciosa e romântica às skinnies, especialmente nas versões coloridas. A fisionomia, “gira” bem no varejo net, através de canais de venda asiáticos e mesmo da gigante Forever 21. Nosso agrupamento visa contemplar todos estes “estilos” de braguilhas, esclarecendo também sua associação com fit e lavagem para a peça final, agrupando lookbooks de inverno, varejo net e feiras Berlim.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO / FEIRAS BERLIM: EQUIPE GUIAJEANSWEAR