Branquinho chic e sem minimalismo

Afirmar que a calça branca é um clássico do mix de qualquer marca de jeans nas coleções de verão, definitivamente não é nenhuma novidade. A peça continua sendo um ítem chic essencial da temporada de calor. No entanto o sortimento de interpretações agrupado pelas edições equivalentes ao Verão 2016 nas feiras de Berlim, esclareceram que simplesmente “constar” em seu visual mais clean e minimalista, não corresponde às expectativas, gostos e preferências da estação, lógica esta que prevalece não apenas nas interpretações de calças mas também nas peças desejo do outerwear.



O visual da peça está mais diversificado e criativo. Nos temas relacionados ao público romântico, temos bordados no mesmo tom do tecido criando efeitos vazados na localização das barras, e ornamentando o entrepernas. Ainda nesta proposta, constam furos desfiados criando delicadas texturas em lavagens homogêneas, tachas, relevos, e motivos étnicos em bordados de linhas suaves.



Já em alinhamento com a fusão do segmento com o sportswear, destaque para construções que incluem recortes com tecidos em construção de tela, proporcionando quebras, e acrescentando respiros vazados tanto na vista frontal, quanto nas laterais do entrepernas. Aqui entram também as misturas de ribanas no cós, e a aparência de sujeira digital nas barras com motivos phytom descaracterizados.



A idéia de “sujar” a calça branca com jeitão tecnológico ou imperfeito, se apresenta como uma das principais estratégias para tornar o mix de calças em white denim mais sedutor através do discurso urbano. As estampas localizadas em forma de pincelada, ou acabamento falhado, prevalecem como aparência principal, tanto em versões multicoloridas quanto metalizadas, seguidas em ordem de importância pelas texturas manchadas e pelos respingos de tinta alterados pelo visual gráfico.



A fisionomia da peça também é foco para reformular sua leitura, especialmente através da poluição de recortes e pespontos do estilo biker, com efeitos sujinhos amenos, que oferecem ao público final uma solução mais durável e um visual mais comunicativo e menos soberbo à peça, que em síntese, apresenta um distanciamento com seu apelo minimalista e uma associação maior com o design criativo na temporada de Verão 2016.

ViVIAN DAVID / FOTO: EQUIPE GUIAJEANSWEARJEANSWEAR