Brasil levará 42 empresas para a feira Colombiatex de las Américas

Entre os dias 23 e 25 de janeiro, ocorre a 36ª edição da Colombiatex, principal feira da América Latina voltada para o segmento têxtil. Esta edição contará com 42 empresas brasileiras no evento, graças a projetos de exportação realizados pela Abit e pela ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), em parceria com a ApexBrasil.

A iniciativa conjunta contempla o Programa Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), junto do projeto Brazil Machinery Solutions (BMS), parceria da ABIMAQ com a Agência.

Entre as 42 empresas participantes, 35 delas vão ao evento com o Texbrasil. São elas: Altero (Assintecal), Brand Têxtil, Canatiba Denin Industry, Capricórnio, Cardenas, Cataguases, Cedro Têxtil, Chargeurs PCC, Cofratec, Coltex Têxtil, Covolan, Dalila Têxtil, Diklatex/Latina Têxtil, FB do Brasil, Grife Têxtil, Hyosung, Incofios, Kalimo, Kirimurê, Linhas Trichê, Lunelli Têxtil, Lycra, Malhas Menegotti, Moltec, Nilit, Paranatex Têxtil, Rovitex, Sancris Hilos y Cierres, SantaConstância, Santanense, Santista Jeanswear, Spa Têxtil, Tecnoblu, Texneo e Vicunha Têxtil.

“Estamos animados para mais uma edição da Colombiatex, e satisfeitos com a quantidade de empresas que vamos apoiar por meio do Texbrasil em 2024, superando o número que levamos na última edição, que já foi muito forte”, declarou Lilian Kaddissi, Superintendente Executiva de Projetos da Abit.

Já o projeto Brazil Machinery Solutions apoia um grupo de 7 marcas: Albrecht, Audaces, Castilho, Comelato Roncato, Porta Cabos, Sociotec e Total Ecomáquinas.

“As expectativas do Brazil Machinery Solutions e das empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para a cadeia da indústria têxtil estão elevadas para a Colombiatex 2024. Acreditamos ser crucial a presença estratégica dessas empresas na feira, não apenas fortalecendo parcerias e impulsionando inovações, mas também contribuindo para o avanço tecnológico e o crescimento sustentável da indústria têxtil na América Latina e globalmente.” Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais da ABIMAQ.

A Colombiatex ocorre anualmente desde 1988. Tratada como o principal centro de negócios da América Latina voltada para o segmento têxtil, de máquinas e produtos químicos, conta com a presença de visitantes, atacadistas, distribuidores, varejistas, representantes de insumos têxteis e de confecção, além da imprensa do mundo inteiro.

Os resultados alcançados pela delegação de empresas brasileiras na edição de 2023 do evento foram bastante positivos. As empresas fecharam USD 10.066.000 em novos negócios, valor acima da estimativa de USD 8.000.000 que tinham antes do evento. Foi o maior valor arrecadado por marcas brasileiras na feira nos últimos cinco anos. Para o setor de máquinas e equipamentos, a edição 2023 também gerou resultados positivos. No total, foram USD 5,7 milhões em negócios realizados durante a Colombiatex e esperados para os próximos 12 meses, como resultado da ação.

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação