
A edição reflete a vocação do País para expandir suas operações nas maiores feiras do Globo. A expectativa é que as marcas nacionais levadas pelo Texbrasil ultrapassem o valor, em negócios fechados durante os três dias de feira, obtido na edição anterior de US$ 10 milhões, e alcancem US$ 100 milhões nos 12 meses seguintes ao evento.
As 36 empresas brasileiras confirmadas pelo Texbrasil são: Beatriz Têxtil, Brand Têxtil, Canatiba Têxtil, Capricórnio Têxtil, Cardenas, Cataguases, Cedro Têxtil, Coltex Têxtil, Cofratec, Covolan Denim, Dalila Ateliê Textil, Doptex, Estrela Aviamentos, Fabril Mascarenhas, FB do Brasil, Fiorella, Hyosung, Incofios, Kalimo, Kirimurê Brasil Joyas, Latina Têxtil/Diklate, Linhas Trichê, Lunelli Têxtil, Lycra, Malhas Menegotti, Moltec Brasil, Pantextil, Paranatex Têxtil, Rovitex, Sancris Hilos y Cierres, Santaconstancia, Santista, Siderquimica, Spa Têxtil, Texneo e Vicunha Têxtil.
“A expressiva participação brasileira na Colombiatex consolida nossa liderança no setor têxtil latino-americano. Com uma oferta diversificada e inovadora, nossas empresas buscam não apenas fortalecer as relações comerciais com a Colômbia, mas também ampliar nossa participação no mercado latino-americano, gerando novos negócios e oportunidades de crescimento”, pondera Lilian Kaddissi, superintendente de projetos da Abit.
O projeto Brazil Machinery Solutions da Abimaq está levando 7 empresas: Albrecht, Audaces, Castilho Máquinas Têxteis, Comelato Roncato, Inarmeg, Sociotec e SPGPrints.
“As vendas para o país cresceram quase 40% em relação a 2023, refletindo estratégias favoráveis que ampliam as oportunidades para os fabricantes brasileiros de máquinas e equipamentos. A feira é o principal acontecimento internacional para o setor na América do Sul”, avalia Paulo Guerra, gerente de Relações Institucionais e Promoção Comercial da Abimaq.
Brasil e o mercado colombiano
Com uma população superior a 52 milhões de pessoas e um PIB acumulado de aproximadamente US$ 364 bilhões, a Colômbia se destaca como um dos principais parceiros comerciais do Brasil.
Em 2024, a economia da Colômbia mostrou sinais positivos, com um crescimento estimado do PIB de 1,6% e uma leve redução da inflação. Após um crescimento mais modesto de 0,6% em 2023, as projeções indicam uma trajetória de expansão contínua nos próximos anos. Esse cenário econômico mais favorável oferece oportunidades para fortalecer ainda mais as relações comerciais bilaterais e ampliar a participação brasileira no mercado colombiano.
As exportações brasileiras para a Colômbia totalizaram US$ 3,2 bilhões em 2024, com mais de 95% desse valor composto por produtos industrializados, evidenciando a confiança do mercado colombiano na qualidade e inovação dos insumos brasileiros.
No setor de têxteis e confeccionados (excluindo fibras de algodão), a Colômbia ocupa a 5ª posição entre os principais destinos das exportações brasileiras. Em 2024, as vendas do Brasil para o mercado colombiano totalizaram US$ 56,5 milhões, registrando um crescimento de 17,5% em valor em relação a 2023 e representando mais de 6% do total exportado do segmento.
Esses números reforçam a relevância dos têxteis nacionais, reconhecidos por sua sustentabilidade e pelo diferencial do DNA brasileiro, que seguem como uma escolha competitiva para atender às demandas da vibrante indústria colombiana.
Fonte: Redação | Foto: Divulgação