Burda Expo apresenta peças criadas a partir de jeans usados

Quem trabalha com moda não pode perder a primeira feira especializada em costura doméstica. A Burda Expo reúne entre os dias 24 e 27 de fevereiro no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo, mais de vinte expositores que estarão apresentando e ministrando cursos gratuitos para o público que já domina a agulha e a linha e esteja interessado em fazer moldes, cortar e costurar.


Os visitantes ainda conferem uma exposição com dez vestidos confeccionados em jeans reciclados, manufaturados, arrecadados com familiares, amigos e membros da comunidade, por adolescentes de 14 a 16 anos – alunos da ETEC José Rocha Mendes – dentro do projeto Moda e Sustentabilidade.


“Em épocas de pensar e repensar a preservação do meio ambiente e o uso consciente das roupas, o projeto Moda e Sustentabilidade visava principalmente promover na comunidade escolar a consciência ambiental por meio do reaproveitamento de peças confeccionadas em Denim (jeans)”, explica Vagner Carvalheiro,docente e coordenador do ETIM em Modelagem do Vestuário. Segundo ele, anualmente são produzidas 1,5 bilhão de calças azuis e desbotadas o que, em tempos de recursos hídricos escassos, é temerário. “Se todos os 1,5 bilhão de jeans produzidos, confeccionados e consumidos no mundo fossem de tom azul médio, anualmente se consumiria 5,2 trilhões de litros d`água – nada menos do que o equivalente a onze horas ininterruptas da vazão média do Rio Amazonas no mar (133.000 m3/segundo). Isso é muita água”, diz Vagner, justificando a inspiração para o Projeto e realização da exposição.


“Vamos mobilizar e inspirar os visitantes da Burda Expo a reaproveitarem o jeans na criação de outras peças”, acrescenta Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo.
Além da exposição haverá um Desafio Universitário entre os alunos do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina, e o lançamento oficial da Academia Burda de Costura Doméstica, projeto já consolidado em vários países europeus.


Burda Expo

Data: de 24 a 27 de fevereiro de 2015

Horário: das 11h às 19h

Local: Centro de Eventos São Luis

Endereço: Rua Luiz Coelho, 323 – São Paulo – SP

Ingresso: R$14,00 inteira e R$7,00 meia

Mais informações: wrsaopaulo.com.br/eventos/feira-burda-expo

REDAÇÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO