C&A apresenta linha jeans sustentável com certificação inédita no Brasil

A C&A Brasil acaba de apresentar sua coleção Ciclos, a primeira com artigos feitos no país que contam com Certificação Cradle to Cradle (C2C)™ nível Gold. O selo é medido com base na ciência mais avançada para materiais e produtos que sejam seguros, circulares e feitos de forma responsável.

O lançamento conta com um mix de produtos em jeans, e modelos para os públicos feminino e masculino. São calças mom, shorts cintura alta, saia, calças skinny e jaqueta. De acordo com a C&A, a linha tem o objetivo de oferecer um produto com atributos de sustentabilidade tão desejável como o produto regular, sem custar mais caro por isso, reafirmando o compromisso da marca de democratizar o acesso à moda.

O desenvolvimento da linha foi realizado parceria com a C&A Global e a consultoria Eco Intelligent Growth (EIG), entidade de avaliação da certificação. O processo teve início em 2018, a fim de cumprirem todos os rigorosos requisitos estipulados pela Cradle to Cradle Certified Product Standard (ou em tradução livre, Padrão de Produto Certificado Cradle to Cradle), desde o cultivo do algodão com menor impacto ambiental, a utilização de materiais seguros e a gestão de recursos hídricos, até o incentivo ao uso de energia renovável na produção das peças, além da aplicação de práticas justas e seguras nos negócios.

Após um ano e meio de trabalho com a C&A, dois fornecedores estão aptos para a produção de peças para a coleção Ciclos com a Certificação Cradle to Cradle™ em nível Gold: a Cotton Star, responsável pela produção de malharia; e a Emphasis, que produz peças jeans.

“A sustentabilidade é um valor para a C&A. Ao oferecer produtos com a Certificação Cradle to Cradle™ feitos no Brasil para o mercado, possibilitamos que nossos clientes façam escolhas de produtos ainda mais sustentáveis. O fato de a C&A já usar, antes do início do projeto, matérias-primas de origem mais sustentável; além de um sólido programa de gestão sustentável de substâncias químicas, que promove a melhor performance ambiental dos nossos fornecedores; junto a uma rede de fornecimento bem desenvolvida no que diz respeito a condições de trabalho justas e seguras, contribuiu para que saíssemos na frente e alcançássemos o nível Gold da certificação”, disse vice-presidente comercial da C&A Brasil, Francislei Donatti.

A expectativa é que, com o compromisso com a moda circular denotado pela linha Ciclos, a cadeia produtiva brasileira seja estimulada a repensar seu modelo e a adotar inovações em sustentabilidade já aplicadas na indústria têxtil em países que são referência no tema.

“O lançamento desta última coleção certificada no Brasil é mais um passo importante para ampliar o acesso do consumidor global a produtos mais sustentáveis, certificados como seguros e circulares”, indicou Dr. Christina Raab, vice-presidente de estratégia do Cradle to Cradle Products Innovation Institute (ou em tradução livre, Instituto de Inovação de Produtos Cradle to Cradle).

“O fato da C&A Brasil ter alcançado com sucesso a produção desta coleção através da colaboração com fornecedores localizados no Brasil acrescenta mais significado a este lançamento: a coleção Ciclos também é uma demonstração poderosa de parcerias de fornecimento regional e desenvolvimento de produtos centrados no consumidor considerando o contexto local”, completou.

Ao todo, 44 lojas de todo o Brasil estão comercializando produtos da coleção Ciclos. Além disso, é possível encontrar artigos da linha no e-commerce da marca.

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação