C&A lança primeiro denim com certificado Platinum Cradle to Cradle

O “Beluga Denim” da C&A, criado em parceria com a Rajby Textiles Limited e o Eco Intelligent Growth (EIG), é o primeiro tecido no mundo a ser certificado no nível Platinum pelo Cradle toCradle Products Innovation Institute. Trata-se de uma organização global, sem fins lucrativos dedicada a transformar a segurança, a saúde e a sustentabilidade dos produtos através do Padrão de Produto Certificado Cradle to Cradle.

“A C&A se orgulha de ser a primeira marca de moda a alcançar o mais alto nível de certificação no programa de produtos certificados Cradle to Cradle, mas, como em outras inovações circulares, pretendemos compartilhar nosso conhecimento de código aberto para criar um caminho em direção à circularidade para a indústria”, afirmou Jeffrey Hogue, diretor de sustentabilidade da C&A, ao Sourcing Journal.

Para atingir os níveis mais altos de requisitos de certificação, a têxtil Rajby, Archroma e C&A se uniram para pesquisar e identificar os materiais e produtos químicos mais adequados para o tecido. O denim resultante é otimizado para a saúde do material – incluindo o uso de fibra de algodão orgânico certificado pelo Global Organic Textile Standard (GOTS) – fabricado com recursos 100% renováveis ​.

O denim totalmente reciclável também é produzido através de um sistema de água que passa por um processo em circuito fechado e é 100% neutro em carbono na fase de fabricação.

A parceria entre C&A e Rajby, de acordo com a Dra. Christina Raab, vice-presidente de estratégia e desenvolvimento do Instituto, é uma “demonstração inovadora de como o Padrão de Produto Certificado Cradle to Cradle pode ser usado para impulsionar inovações que acabam tendo o potencial de inovar e transformar a indústria da moda”.

Para a C&A, este é mais um passo importante em direção à moda circular. Em 2017, a empresa se tornou a primeiro varejista a lançar as camisetas Cradle to Cradle Certified Gold e, em 2018, apresentou outra inovação global com os primeiros jeans com o mesmo certificado.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação/C&A