Cada vez mais enfeitado e infiel às medidas originais

Infidelidade: esta é a palavra chave que vem tornando o mix de boyfriends, de maneira crescente mais atrativo e sedutor aos olhos do consumidor. Se antes o fit só tinha olhos para o shape original, hoje flerta com ganchos mais sequinhos, experimenta novos cortes, e aposta em múltiplos giros de barra. A aliança de compromisso com a variável conforto, no entanto, prevalece como essência no planejamento de qualquer target. Sem perder tal característica, uma nova lógica enfeitada emerge nas mais recentes interpretações do fit, reforçando seu status de ítem desejo na moda atual, sob influência de grifes como Dolce&Gabanna, Replay e Current Elliot.



Nas variações de modelagens, os ajustes dialogam claramente com o lifestyle do seu respectivo público. Para leituras “arrumadinhas”, a boyfriend lembra o efeito de uma skinny com um número ligeiramente maior do que o manequim, com entrepernas mais sequinho, e gancho ampliado no limite do necessário. Para públicos mais sofisticados, a modelagem adquire corte mais elegante com cinturas elevadas e entrepernas longo e afunilado, lembrando a cigarrete. Já o público urbano, reconhece seu estilo nos modelos que se assemelham a uma calça reta, resultando em leituras com jeitão prático e cosmopolita, a exemplo da Replay e Joe’s Jeans. Por fim, temos a presença do sportswear influenciando os modelos que se atém ao discurso de conforto, através de entrepernas mais cilíndricos, barras mais amplas, e desenho mais “quadrado” lembrando a cropped.



No quesito lavagens, tempos por ordem de importância os delavés, sujinhos claros, azuis médios e escuros, até chegar nas interpretações macias da cartela cinza. Nos delavés, destacam-se trabalhos de puídos, grampos, devorês e buracos com tampões em formatos quadrados. Nos índigos mais escuros, além dos devorês, cresce a importância das marcas de bigodes, rabiscos, pontos de desgaste e trabalhos 3D que se salientam mais na peça através do contraste.



Já nas construções, as versões simples da peça elegem detalhes como martingales na traseira do cós, passantes inclinados, giros estilosos de bolsos traseiros e braguetas abotoadas. No contraponto, as interpretações enfeitadas que estão em evidência, adquirem leitura preciosa com aplicações de pedrarias sortidas e enfeites volumosos e multicoloridos, que podem se posicionar como um pequeno toque de moda, ou mesmo embelezar a peça como um todo. Com a mesma proposta vaidosa, porém bem mais usável, destacamos o valor comercial e jovem das boyfriends com microestampas decorativas. Confira nosso garimpo estilos, capturado no varejo net.

VIVIAN DAVID | FOTO: REPRODUÇÃO