Canatiba adota tom otimista e mostra as tendências para a temporada durante Denim Day

Aconteceu na última quinta-feira, 26/02, o Canatiba Denim Day. O evento reuniu cerca de 300 confeccionistas no Leopoldo Jardins, em São Paulo. Segundo Ivna Barreto, gerente de marketing da Canatiba, a ideia é manter esse contato com os clientes, durante todo ano, através de diversos eventos como esse pelo país.


O dia começou com Darci Covolan, Diretor Comercial da Canatiba, em ar de otimismo, reforçando o compromisso da têxtil com produtos premium, buscando, através da tecnologia e criatividade, passar pela atual crise do mercado. “Nós nunca recuamos em momentos de crise. Com muito trabalho, teremos um ano bom”, disse Covolan.


Em seguida, Fernando Pimentel, Diretor Superintendente, apresentou alguns dados sobre o mercado têxtil e de confecção, com números dos últimos dois anos e expectativa para 2015. Pimentel abordou alguns temas e ações que serão pautas da Abit neste ano, porém de forma mais otimista do que pudemos notar na apresentação para imprensa que a Associação fez em sua sede em janeiro, divulgando esses mesmos dados .


Para falar sobre as tendências do Verão 2016, a consultora Bia Aidar apresentou as tendências observadas para a temporada e que já estão à venda nas lojas americanas e europeias. A palestra ressaltou a influência dos anos 70 muito presente na temporada, e, como podemos notar, se estendendo nos desfiles do inverno 2016. A temporada foi divida em 3 tendências chave:


Ticket To Anywhere: misturas de cores e culturas, a estética mediterrânea é referência chave dessa tendência que, no jeans, é traduzida através de pespontos largos e contrastantes, patchwork, influência militar com sofisticação e elegância ganham completemos decorativos como brasões e insígnias.


Follow The Sun: o Japão é o ponto chave dessa tendência que tem como mote técnica e tradição. Formas amplas unindo conforto e minimalismo, e shapes tradicionais japoneses, como o kimono, ganham novas leituras. A natureza é uma referência vista nas peças através de estampas e texturas.


Be Happy: o tema urbano da estação ganha misturas de cores com referência da arte de rua, principalmente o grafite, presentes nas grandes cidades. Aqui aparecem os splatters, paetês, patches bordados e toda a aparência do faça você mesmo.


Fechando o dia, Lilian Pacce, Editora de Moda e apresentadora do GNT Fashion, apresentou aos convidados suas apostas em jeanswear, e, logo depois, Mônica Salgado, Diretora de Redação da revista Glamour, fez uma breve retrospectiva da história do jeans e mostrou a presença do jeans em editoriais.


“Nosso objetivo é que todos os clientes Canatiba tenham acesso a essas importantes informações sobre mercado e tendência que capturamos por intermédio do trabalho da Bia Aidar. Sabemos que hoje a informação está à mão, é globalizada, mas temos o cuidado de pesquisar, filtrar e entregar o que é realmente relevante para nossos clientes”, explica Fábio Covolan, Diretor de Marketing da Canatiba Denim Industry.

O próximo Canatiba Denim Day ainda não tem data marcada, mas a empresa preparou para seus clientes de outros estados workshops especiais com a Consultora de Moda Bia Aidar. Confira o calendário:

03/03/15 – Fortaleza – Marina Park

05 e 06/03/15 – Cianorte – Goldmen Hotel

10/03/15 – Brusque – Monthez Hotel

12/03/15 – Goiânia – Comfort Hotel Goiânia

17/03/15 – Criciúma – Merco Plaza Hotel

19/03/15 – Juiz de Fora – Constantino Hotel

MARINA COLERATO | FOTOS: REPRODUÇÃO