Canatiba é primeira tecelagem a investir na estamparia digital para mercado denim

A Canatiba, sempre inovando em seus lançamentos, acaba de apresentar a linha Printing. A têxtil investiu em uma nova máquina de impressão digital através de pigmentos destinada ao PT, Colors ou Denim.

O processo confere inúmeras possibilidades de cores, formas e desenhos para artigos de linha ou ainda podem ser trabalhadas estampas exclusivas conforme o pedido de cada cliente. Outras vantagens são a produção em pequenas escalas, alta velocidade, melhor qualidade e zero descarte de resíduos. Os artigos começaram a ser produzidos há um mês e, por enquanto, estarão à venda na Riachuelo.

“Sentimos que existe demanda no mercado para estampas e com o processo digital podemos ampliar para outros clientes que compram tiragens pequenas, sem desperdícios”, afirma Fabio Covolan, diretor de marketing da Canatiba. “A estamparia digital traz a possibilidade de abranger novos mercados através de produtos exclusivos, com valor agregado diferenciado. Somos a primeira empresa a comprar máquina para estampa digital destinada ao denim e o custo é similar à estamparia convencional”.

A empresa desenvolveu diversas estampas em produtos já consagrados como o Paraíso Xadrez que vem com peso de 8,5 oz, em algodão e elastano, Baguta Gravataria Remix, com 5 oz em 100% algodão, Baguta Digital Print Tie Dye, em 100% algodão e peso de 5 oz, Baguta Digital Print Ocean com estampa que remete ao fundo do mar, Baguta Digital Print Paint, em 100% algodão, aspecto de pinceladas de tinta, Stone, com textura de pedra, New Delta Camuflado, Chambray Digital Print Sky com aspecto de céu que vai se revelando conforme a lavagem, além de florais, pele de vaca, todos com excelente largura.

A ideia é expandir a produção para outras bases com Tencel, Modal e Linho, matérias-primas que estão indisponíveis no momento.

Entre as novidades ganha destaque a linha Smart Denim, uma nova geração de tecidos funcionais, com a tecnologia Elastopol com fios de poliéster 100% fiados e que oferecem características como secagem rápida, maior resistência para processos agressivos em lavanderia e, manutenção da forma. O fio inovador tira o brilho e toque sintético característico de outros poliésteres e mantém visual e toque de uma fibra natural.

Entre as bases já conhecidas e que agora agregaram a tecnologia Elastopol estão o Fábrica com peso de 8oz e stretch de 35%, Tubarão com peso de 10oz, 30% de power, vem no blue black, onde pode ser trabalhado do preto intenso ao azul mais claro, Marrakéxe com 9oz, tingimento azul médio ecológico e stretch de 50%.

Dentro da linha Megaflex, tecidos elastizados que proporcionam maior conforto surgem o Forasteiro Thermofix New Collor que vem no azul médio possibilitando tons mais claros e economia em lavanderia com ótimo custo x benefício e o Marrakéxe Stretch Denim, com peso de 8,5 oz, stretch de 45%, no azul médio ecológico e com boa largura de 1,50 m.

Já a linha Éko vem permeando, cada vez mais, todas as linhas da empresa com tecidos produzidos através de processos ecologicamente responsáveis com fibras sustentáveis, recicladas e certificadas.

Na linha Premium Denim surgem o Mascate + Largo, peso de 10 oz, em 100% algodão, no azul original ecológico possibilitando várias lavagens e largura de 1,80 m e o Phelps que vem com três novas variantes de cores, no 100% índigo, o Black Denim, tinto em preto sulfuroso com trama branca e o O. D. Black, no preto sobre preto, em um tom mais fechado. Largura excelente de 1,70 m.

Acabamento Ecológico

A Canatiba traz ainda o Rice Éko, processo de amaciamento feito com a casca do arroz que confere toque macio, boa costurabilidade, vivacidade na cor e ação hidratante.

Já o processo de engomagem com goma de mandioca e milho vem sendo substituído pelo amido de sorgo, que depende menos de irrigação e não utiliza agrotóxicos, produto menos nocivo ao meio ambiente. “A meta é substituir toda a produção pelo sorgo”, comenta Fábio.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução