As fronteiras do denim alcançaram agora o mundo esportivo, os tatames e o octógono. O Canatiba Lab e a Naja Extreme, criaram o primeiro kimono jeans de performance para luta. Praticantes de judô, muay thai, caratê e outras artes marciais desafiam o mundo da moda para o Sunset Fight.
O Rooftop da Naja Extreme uma cobertura no coração dos Jardins foi o palco desse confronto que tem de um lado o tecido protagonista da moda mundial e, de outro, modalidades de luta que exigem um traje resistente e funcional que garante ao lutador a segurança necessária para a prática do seu esporte.
O desafio também percorre versões do kimono capazes de traduzir tendências as mais contemporâneas de moda que resgatam o orientalismo dos anos 80 e encontram esse traje milenar em passarelas e grifes consagradas.
Como resultado, dois ippons: o quimono de performance – unindo denim e sarja e a versão fashion para o encanto da turma da moda. Ambos no melhor tecido 14 onças, o Defender, 100% algodão, sem nenhum tipo de fio elástico, ícone da cultura blue jeans.
Mais uma vez, o Canatiba Lab abre uma oportunidade comercial. O projeto que tem como objetivo aproximar o universo do design à indústria têxtil, nesse processo criativo com a Naja Extreme descobriu um mercado com cerca de 1,25 milhão de usuários.
Um lutador de alta performance chega a consumir 8 kimonos por ano. Praticantes ocasionais e aqueles que buscam nas artes marciais uma forma de condicionamento físico necessitam de cerca de 4 trajes anuais.
O esporte vem flertando com a moda há alguns anos. As pessoas querem fugir do convencional durante a sua prática esportiva, afirma Eduardo Grimaldi, presidente da Naja Extreme e lutador profissional, que garante que o kimono passou em todos os testes de usabilidade.
Vanessa Covolan, curadora do projeto Canatiba Lab, também reforça a presença das tendências esportivas na moda mundial. O kimono, nas últimas estações, tem sido um formato explorado por vários criadores na vanguarda do denim, ressalta.
No Sunset Fight os convidados puderam testemunhar a performance do traje na luta entre Jorge Patino (Macaco) e Matheus Serafim. Dentro e fora do octógono, as duas versões do kimono denim se encontram para esse momento histórico.
REDAÇÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO