Capricórnio Têxtil Apresenta Segundo Relatório de Sustentabilidade

A Capricórnio Têxtil acaba de apresentar o segundo Relatório de Sustentabilidade com base nas conquistas, desafios e resultados alcançados durante o ano de 2023.

Segundo o CEO da companhia, Gustavo Manfredini, o ano de 2023 apresentou grandes desafios e gratas conquistas. “Com um mercado ainda retraído, buscamos fortalecer a nossa cultura sendo ainda mais eficientes, para continuar crescendo. O resultado foi um novo recorde de receita e margem, apesar dos desafios”, destaca Gustavo. 

“Seguimos nossa jornada rumo ao desenvolvimento sustentável, são muitos os desafios com os quais nos deparamos no caminho, e para enfrentá-los estamos realizando parcerias e programas de conscientização em prol do impacto socioambiental positivo,” diz Gabryella Mendonça, Supervisora de Sustentabilidade.

“Direcionamos nossos esforços para atender compromissos e causar impacto positivo, nos tornando agentes de mudança em um setor altamente impactante, com foco em tornar a sustentabilidade um valor do presente e não apenas um planejamento do futuro,” afirma Ana Luiza Valadares, Analista de Sustentabilidade.

“Quanto mais caminhamos no nosso Movimento para Sustentabilidade, mais tenho a certeza de que a evolução só é possível com parcerias, com a conexão de propósitos, pois o caminho é árduo e não linear. Estou muito feliz com os excelentes parceiros que estamos cruzando ao longo da nossa jornada,” comenta João Bordignon, Diretor de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade.

Os pilares do movimento são: Produção, Comunidade e Governança. No relatório anual a Capricórnio apresenta os destaques e compromissos de cada pilar.

Governança

“O Programa de Compliance da Capri avançou muito desde que foi criado em 2019. Neste tempo, implementamos as políticas de compliance, o canal ético, fizemos o mapeamento de riscos, treinamentos, comunicação constante, e aderimos a importantes movimentos como o Pacto pela Integridade do Instituto Ethos e Movimento Transparência 100% da ONU. Como estamos em um ambiente industrial, reforçamos a cada ano a promoção da conscientização contra práticas de assédio moral e sexual, envolvendo não somente os gestores, mas também a CIPA (agora chamada de Comissão de Prevenção de Acidentes e Assédio nos termos da Lei nº14.457/2022)”, diz Jéssica Valdez, Gerente Jurídica e Compliance Officer

Compromissos Governança

Adquirir a Certificação Pró-Ética, realizar treinamentos periódicos de Compliance com os colaboradores, prestar reconhecimento aos colaboradores que se destacaram em termos de comprometimento ético ao longo do ano, realizar o reporte periódico dos dados e resultados obtidos com a atuação do Canal Ético, implementar ferramenta digital na gestão de Compliance de terceiros.

Produção

Gestão Ambiental

A gestão ambiental atua nos principais pontos de impacto: água, energia, efluentes, resíduos sólidos e emissões. Houve um aumento de 7% na reciclagem da fábrica de São Carlos e geração de biogás a partir do lodo, além de uma redução de 6% no consumo em áreas de estresse hídrico.
“Em 2023 demos início a uma parceria inovadora com a Aterra Ambiental, uma startup que funciona como um marketplace de resíduos, priorizando negócios circulares para a gestão, transformação e destinação de resíduos, alinhando tecnologia, economia circular e desenvolvimento de mercado. Sua plataforma digital entrega uma ferramenta que realiza a gestão de todos os nossos fornecedores de serviços, garantindo maior transparência e governança nos processos de destinação, e uma ótima gestão de requisitos legais, conectando todos os elos da cadeia de valor do resíduo”, afirma a empresa.

“Criamos também uma Estação de Reciclagem em todas as fábricas e no escritório administrativo, onde nossos colaboradores podem trazer resíduos de suas casas que serão destinados corretamente pela Capricórnio. Os resíduos recebidos são óleo de cozinha, tampinhas de garrafas, lâmpadas e eletroeletrônicos”.

A Capricórnio utiliza água da chuva para abastecer a caldeira de biomassa, gerando economia de água consumida no processo de tingimento. A energia elétrica que abastece as unidades industriais é proveniente 100% de fontes renováveis. Já a que abastece o escritório administrativo, showroom e centro de distribuição no bairro do Brás é proveniente do mercado cativo vinculado à distribuidora local.

Produtos Químicos

Todos os produtos químicos utilizados pela empresa passam por uma avaliação onde é analisada a Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), além de uma declaração confirmando que os compostos considerados segredos industriais estão em conformidade com a lista ZDHC.

Mudanças Climáticas

“Para mitigar as emissões, priorizamos mapeá-las com precisão, dessa forma, contamos com a contribuição da consultoria Climoo para iniciar a nossa Jornada de Descarbonização. O Inventário de Gases do Efeito Estufa de 2023 foi realizado considerando nossas 2 plantas fabris, o escritório administrativo, showroom e centro de distribuição no bairro do Brás. O inventário foi realizado de acordo com o GHG Protocol, uma diretriz internacional de quantificação e gerenciamento das emissões baseadas em 5 princípios da contabilidade: relevância, integralidade, consistência, transparência e exatidão”, comenta a empresa. A Meta de descarbonização é de 58,8% até 2034.

Linha Eco

A venda da linha de tecidos ecológicos vem crescendo bastante, com clientes cada vez mais interessados em produtos sustentáveis. Foram produzidos, por exemplo, no ano passado, mais de 17 mil metros do artigo Cipó, que tem resíduos têxteis em sua composição.

Além disso, a Capricórnio trocou a embalagem dos tecidos para um plástico biodegradável. 
Segundo a empresa, o faturamento com a venda de produtos da linha Eco Denim obteve um aumento de 57% em relação a 2022. Eles ainda utilizaram 100% de algodão BCI no ano passado.

“Nossa linha Eco Denim é fundamentada em 3 pilares de sustentabilidade: circularidade, fibras ecológicas e processos sustentáveis. Os atributos que compõem nossos artigos são tecidos que reutilizam e reciclam materiais, fibras biodegradáveis, reciclagem de garrafas PET, economia de água e energia e fibras de cânhamo”, diz a empresa.

Novas tecnologias

Em 2023 foi criado o Projeto Sinergia com o intuito de automatizar a indústria. “O Projeto Sinergia foi concluído na transição das nossas adaptações tecnológicas, considerado a base necessária para iniciarmos, de fato, as inovações em automatização da indústria e comunicação com as máquinas, sendo esse um importante passo para o alcance das metas do nosso futuro estratégico”, comenta a empresa.

Compromissos Produção

Resíduos Sólidos: reaproveitamento do lodo, reaproveitamento do pó de tecelagem.

Água e Efluentes: reúso não potável, obter 100% de conformidade com o ZDHC.

Produtos Químicos: aumentar a utilização de químicos sustentáveis.

Mudanças Climáticas e Energia: foco em projetos de eficiência energética, uso de um software de monitoramento de emissões, envio das metas de curto prazo ao SBTI.

Produtos da Linha Eco Denim: aumento da representatividade dos produtos Eco na receita, busca por inovação em produtos e processos que necessitem de menos químicos/água, aumentar o percentual de artigos provenientes de matérias-primas certificadas e de fontes renováveis, realizar a rastreabilidade de nossos artigos com a Sou ABR.

Comunidade

Há um grande engajamento interno e externo onde as pessoas fazem parte de todas essas mudanças. Elas precisam entender todas as temáticas dentro do guarda-chuva da sustentabilidade. Como exemplos, foi criado o Projeto Sextou com S de Sustentabilidade que traz o assunto, uma vez por mês, para os funcionários, os Embaixadores ODS que tem como missão comunicar algum assunto dentro da Capricórnio, relacionado ao meio ambiente, ações que abordam o dia do Orgulho LGBTQIA+ e o papo aberto com o CEO da empresa.

“Investir em projetos que promovam o pertencimento dos colaboradores nas ações de sustentabilidade é valioso para o sucesso do engajamento interno nos temas. Quando fazemos o Sextou com S de Sustentabilidade podemos ver quão participativos são os colaboradores, eles trazem ideias e querem fazer parte das ações, eles querem ter voz na solução dos problemas relacionados à sustentabilidade, e isso é muito gratificante para mim”, diz Gabryella Mendonça, Supervisora de Sustentabilidade  

Desenvolvimento Humano e Profissional

Neste capítulo a Capricórnio reforça os valores da empresa em colaborar com as comunidades onde estão localizados com fábricas e showroom – São Carlos, Bragança Paulista e São Paulo.
O Primeiro Programa Anual de Responsabilidade Social Corporativo – FORMARE – é voltado para jovens de baixa renda, de 16 a 18 anos que passam por cursos técnicos sobre a indústria têxtil que apresentam todo o processo de tecelagem e com a chance ainda de trabalhar na empresa.

Diversidade, Equidade e Inclusão

Dentro desse tema, a meta para 2030 é ter 50% de mulheres no corpo diretivo e 50% de grupos minoritários em cargos de liderança. Atualmente, os colaboradores se dividem em 17,6% – mulheres e 82,4% – homens.

Compromissos Comunidade

Treinamento interno e carreira: continuar investindo no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Investimentos sociais: continuar com as ações de filantropia e de responsabilidade social.

Gestão de capital humano: Implementar uma gestão de desempenho de todos os colaboradores.

Saúde, segurança e bem-estar: dar continuidade às campanhas internas de prevenção de acidentes, promover ainda mais a saúde física e mental dos nossos colaboradores.

Diversidade, equidade e inclusão: criar redes de afinidades com a criação do Comitê de DEIP (Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento), implementar programa e política de DEI.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação