Líder no segmento de vestimentas de segurança (Workwear) na América Latina, a mineira Cedro Textil segue inovando na qualidade e na sustentabilidade de seus produtos e processos produtivos, para se manter consolidada neste mercado e aumentar suas exportações em 2025. O primeiro passo desta estratégia é o investimento na participação na Colombiatex, maior feira têxtil da América Latina, que começa hoje, dia 28, e vai até 30 de janeiro, em Medellín.

Para isso, a Cedro dobrou o tamanho de seu estande em relação às edições anteriores do evento, passando a ocupar 98 metros quadrados. No espaço, a empresa apresentará todos os lançamentos mais recentes e as soluções inovadoras, modernas e sustentáveis das linhas Jeanswear e Workwear.
A feira é reconhecida por oferecer grandes oportunidades de negócios, networking e visibilidade para empresas como a companhia mineira. “A Colombiatex representa um marco importante para nossa estratégia de crescimento nas exportações para a América Latina, fortalecendo e aumentando nossa presença nesses países. Além da Colômbia, cujo setor de moda jeanswear é forte e se assemelha muito ao do Brasil, na feira estarão presentes praticamente todos os nossos clientes do continente”, afirma Alessandra Leonel, gerente de Exportações da empresa.
Para ela, o Brasil continua muito competitivo no mercado têxtil sul-americano. “Entre nossas vantagens estão a logística, devido à proximidade com esses países, a qualidade que sempre foi nosso diferencial, e a força e confiança na marca Cedro. Nossos produtos já são muito conhecidos e amplamente testados e aprovados por essas empresas latinas”, destaca a especialista.
Expositora do evento há cerca de 17 anos, a Cedro integra a delegação de 36 empresas brasileiras apoiadas pelo Programa TexBrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), criado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e pela Agência Brasileira de Exportações e Investimentos A Agência de Promoção (ApexBrasil).
A 37ª edição da Colombiatex reúne mais de 500 expositores de 50 países e deverá receber 12.000 compradores nacionais e internacionais, com um público estimado em 27.000 participantes. Delegações de países como Índia, Brasil, Itália, Estados Unidos e México estarão presentes, atraídas pela qualidade, inovação e sustentabilidade da moda latino-americana.
Destaques da linha Workwear Cedro na Colombiatex 2025
Entre as novidades está o primeiro resultado de um dos projetos de pesquisa e desenvolvimento que estão em andamento, por meio de uma parceria inédita com a Klabin S.A., referência em celulose. Não é um produto e, sim, uma tecnologia que visa substituir componentes derivados do petróleo na estamparia, por uma solução inovadora e pioneira no mercado, sem perdas ou alterações dos aspectos técnicos exigidos por certificação. Trata-se da celulose microfibrilada (MFC), derivada de florestas com rigoroso manejo sustentável, aplicada em uma farda de exército que será exposta da Colombiatex 2025.
Outra inovação é a aplicação da tecnologia R-Inove no artigo Júpiter QR. Ela permite o rastreamento da vestimenta de segurança pelo escaneamento de códigos de luz ultravioleta (UV), através do aplicativo R-Inove, QR Code ou leitura por inteligência artificial (IA). Para a proteção contra metais líquidos, a Cedro vai apresentar o artigo Topázio FR, cujo diferencial é a boa performance contra alumínio líquido.
Já o tecido Ametista FR traz uma composição inovadora que mistura aramida e carbono com a tecnologia Lenzing FR. Trata-se de um tecido com alta resistência mecânica, ao calor e à chama, que oferece proteção contra o fogo repentino e arco elétrico. Além da produção sustentável, permite um uniforme de segurança mais leve e confortável ao trabalhador de setores como o de energia e de óleo e gás.
Destaques da linha Jeanswear Cedro na Colombiatex
Denim Valtteri / Linha Denim Elastic: artigo de azul intenso (ultra blue), aspecto original de jeans e largura diferenciada (1,70 m). Possui múltiplas possibilidades de lavanderia, com selo de versatilidade e aplicação em todos os nichos. Composição:98% algodão (CO) e 2% elastano (PUE).
Maranello / Linha Colours Super Elastic: artigo cujo diferencial é sua trama de construção de cetim alinhada à composição de algodão com elastano. Essa mistura confere toque suave e alto potencial de elasticidade ao tecido. Composição:97%CO e 3%PUE.
Portile / Linha Colours Super Elastic: artigo super elastic, composto por algodão (80%), Lyocel (17%) e elastano (3%). Essa composição agrega toque suave, alto potencial de elasticidade, com múltiplas aplicações em modelagens masculinas e femininas.
Fonte: Redação | Foto: Divulgação