Como conquistar o Pensamento Exponencial para gerir as empresas do futuro

Você já ouviu falar em Pensamento Exponencial e como ele pode te ajudar no processo de transformação de sua empresa em meio à tantas revoluções tecnológicas? Foi esse o assunto abordado por Anny Pricyla Santos, Coordenadora Nacional da Cadeia de Valor da Moda do Sebrae Nacional, na excelente palestra”Pensamento Exponencial – Uma Visão Humana que pode ajudar as pessoas a romperem o medo da tecnologia para se prepararem para o futuro”.

Anny iniciou a conversa afirmando que uma pessoa comum enxerga cerca de 5 mil marcas por dia e nem se dá conta disso e esse número pode chegar a 20 mil. Para profissionais da moda essa média sobe para 8 mil marcas e 5 mil anúncios.

“Estamos na era da Revolução da Informação. E é importante não confundir com a Revolução Tecnológica, que dá a base, mas sozinha não faz absolutamente nada”, afirma Anny.

Atualmente a velocidade das informações é gigantesca, tudo muda muito rápido, sem mesmo dar tempo da gente se acostumar com o que acabamos de conhecer. Estamos sempre on, nunca off, somos estimulados constantemente com o excesso de notícias. As coisas não estão sendo criadas para durar. Na moda temos como exemplo, o fast fashion, o conceito “see now, buy now”.

E aí Anny questiona: “A gente está vivendo a Revolução da Informação ou do excesso”? Segundo ela, todo o excesso revela uma falta e dá como exemplo o conjunto de patologias que vêm surgindo como a infoxation – mistura de informação com intoxicação, infonomia – mania de informações, tecnostresse… e por aí vai.

Equilíbrio é a palavra de ordem em meio ao mundo atual, o mundo VUCA (sigla em inglês que significa volátilincerto, complexo e ambíguo). Nesta balança, os recursos tecnológicos e de informação se sobressaem. Já os recursos naturais e humanos estão escassos, assim como o tempo, as relações, qualidade tecnológica, acesso a alimentos….

“Precisamos de tecnologias transformacionais para equilibrar essa balança. É preciso pensar fora da caixa, pensar o novo, o diferente e é preciso pensar rápido, e aí que entra o pensamento exponencial”, afirma Anny.

Segundo Anny, o pensamento exponencial é a capacidade de transformar um modelo mental linear e local para um mindset exponencial e global, utilizando tecnologias exponenciais para provocar mudanças.

Tudo é sobre pessoas, deve-se impactar a vida delas, a base é comportamento e não a tecnologia. E como ser um líder exponencial? O que fazer na prática para ser essa empresa do futuro? Como pensar rápido e devagar sem se estressar?

O líder exponencial é inovador, arrisca, estimula a equipe, é disruptivo, propõe coisas novas, não se limita a horários, espaço, ele é mais preocupado com a performance, faz conexões globais, tem um propósito pessoal, dá autonomia e liberdade com responsabilidade, é futurista questionando e imaginando novas possibilidades e, principalmente é humano, porque tudo depende da motivação das pessoas.

“Faz escolhas para transformar recursos escassos em abundantes oportunidades para impactar de forma positiva e responsável as comunidades além de nós mesmos”, comenta Anny.  E, acrescenta: “Hoje temos um novo ator corporativo: os ‘free Works’, equipes Lego, performáticos”. São equipes que se moldam, autônomas. E será que o empresário atual consegue estar inserido nesse novo universo?

Para tal, é preciso ter clareza (metas são mais importantes que um plano, as trate como uma conquista), foco (priorizar e executar), inteligência emocional (automotivação, autoconhecimento emocional, auto responsabilidade) e equilíbrio pessoal (conciliar trabalho e lazer, família, onde a felicidade é um caminho e não a linha de chegada, contemplar, curtir os resultados e comemorar as conquistas).

Confira os passos para conquistar o “Eu Exponencial”

Despertar e tomar consciência do status quo do mundo;
Controlar as necessidades;
Fazer escolhas;
Trabalhar com paixão e propósito;
Autoconfiança;
Agir;
Aprender com as experiências, suas e dos outros;
Ser ensinável;
Auto responsabilidade;
Aceitar a mudança;
Servir;
Ser ético;
Viver o presente;

E Anny finaliza: “O grande desafio do pensamento exponencial é equilibrar informações, dados e conexões e ao mesmo tempo produzir um mundo mais sustentável, ético e exponencialmente melhor, na medida em que se preocupa em oferecer acesso à água limpa e alimentos, moradia acessível, educação personalizada, assistência médica de qualidade e energia abundante e não poluente. O grande desafio das pessoas exponenciais é equilibrar seus diferentes papeis de vida, definir o seu propósito e atuar proativa e energicamente na busca deles”.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia JeansWear