Concurso destaca jovens estilistas

Finalmente pudemos conhecer os ganhadores da terceira edição do concurso LYCRA®Future Designers, promovido pelo fio LYCRA®. A festa de premiação aconteceu ontem (25-10) em São Paulo, onde foram escolhidos os três melhores estilistas nas categorias jeanswear, swimwear e underwear. O júri composto por nomes como Carlos Miele, Paola Robba da grife Poko Pano, Lula Rodrigues, entre outros, avaliaram a criatividade, modelagem e acabamento das três peças apresentadas por cada concorrente. O primeiro lugar de cada segmento ganhou uma viagem à Paris para conhecer a feira Première Vision, o segundo, um tablet e o terceiro um MP3.


No jeanswear, o primeiro lugar ficou com Danielly Narimato, de Londrina (PR), que cursa o quarto ano na Universidade Estadual de Londrina e faz estágio na empresa de bordados, Kiiway. Suas criações valorizam a riqueza de detalhes em um lindo trabalho de texturas com aplicações de couro cortados a laser em formato de ramos de arruda. “Me inspirei na busca humana pelo sentimento de controle sobre o próprio destino unindo tecnologia e ciência, além das supertições representando as incertezas da vida”, afirma Danielly. Suas peças ganharam ainda franzidos e sobretinto no tom magenta.


Em segundo lugar, Betto Gomes que cursou moda na Universidade Estácio de Sá/Zuzu Angel e também participou do reality sobre moda do programa da Xuxa (ficou com o terceiro lugar). “Sempre participo de concursos que só me agregam valor, onde posso fechar parcerias e mostrar meu trabalho. Para 2012 já tenho projetos de desfiles”, comenta Betto. Sua mini-coleção veio inspirada na engenharia aerodinâmica brincando com formas e estruturas diferenciadas. “É uma moda para essa mulher lúdica e sonhadora onde mesclo o urbano e o contemporâneo em looks com jeans mais jeans com modelagens descontruídas e geométricas”, afirma Betto. Suas peças foram amaciadas e receberam jateados de pigmentos e texturas de silicone, além de aviamentos como zíperes aparentes e muitos metais.


O terceiro lugar ficou com Eber Custódio que cursa o segundo ano na Faculdade Santa Marcelina em São Paulo e buscou inspiração em volumes e formas compondo dobraduras e estruturas em um trabalho de moulage onde o jeans veio do lado avesso, sem amaciamento. “Trabalhei o volume com acabamento de alfaiataria, sem usar pespontos em peças que não parecem feitas no denim”, comenta Eber.


Os ganhadores do segmento underwear foram: em terceiro lugar – Cristiana Martins, em segundo – Lucas Bello e em primeiro – Jerônima Baco.


No segmento swimwear, o terceiro lugar ficou com Eleotério Jesus Neto, o segundo com Adryele Morais e o primeiro, Cacau Junior.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: DIVULGAÇÃO