Cone denim apresenta tendências e linha EarthSpun

Em alinhamento com as exigências “verdes” do segmento jeanswear, a fabricante global Cone Denim apresentou em seu stand durante o evento Denim by Première Vision, em Paris, seu mais recente lançamento com apelo de sustentabilidade. Trata-se do tecido EarthSpun, com fios confeccionados pela tecnologia “spun by the sun” (em tradução livre, tecidos pelo sol). A origem destes fios vem dos contâiners de plástico americanos, tais como garrafas azuis de água, verdes de guaraná e marrons ou tons de beterraba. As garrafas são lavadas, derretidas e transformadas em fibras sem utilizar tingimentos ou acréscimo de cores ao fio evitando deixar “vestígios” deselegantes no meio-ambiente.



O grande diferencial da tecnologia, é a possibilidade de obtenção do denim com avesso e tramas coloridas, sem necessidade de tingimentos poluentes, e poupando consideráveis quantidades de garrafas pet do irremediável final do descarte impensado. É possível perceber a exata reprodução da cor do plástico da garrafa,no fio do tecido. Os rolos foram expostos estratégicamente lado a lado com as fibras de plástico separadas por tonalidades.



A conveniência usada para manufaturar estes fios usa energia solar para fazer girar as máquinas. Assim, os tecidos são verdadeiramente “tecidos pelo sol”. Quanto à a reciclagem de garrafas PET, atualmente um retalho de denim equivale à cerca de seis unidades, uma calça jeans com os tecidos EarthSpun evitam o desperdício de sete, e um milhão de garrafas pet eliminam cerca de 180 toneladas de gás carbônico.



Nas demais apostas da Cone Denim, uma breve apreciação da decoração no stand evidencia a grande ênfase no jeans autêntico, no blue e dark índigo, e nos efeitos que reproduzem com fidelidade marcas de uso semelhantes à peça vestida. Ao que parece, esta é a principal fisionomia que deverá se explorada pelas lavanderias, com a qual os produtos da tecelagem mostram comprometimento para a potencialização do visual used fiel. No paleta colorida, destaque para as cores mostarda, vermelho, marrom e verde.


ViVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO